• Carregando...

Atualizado em 31/08/2006, às 15h32A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite será prorrogada pela segunda vez no Paraná. Até o dia 6 de setembro será possível vacinar as crianças de zero a cinco anos. A vacinação começou, e deveria terminar, no sábado (26), mas como o número de crianças atendidas não atingiu a expectativa do governo, foi prorrogada até esta sexta-feira (1.º de setembro) - e pelo mesmo motivo será estendida até a próxima quarta-feira (6), véspera de feriadão de Sete de Setembro.

De acordo com os dados preliminares passados pela diretora do Centro de Informações e Diagnósticos de Saúde do Paraná, Inês Vian, 84,9% das crianças do estado - 774.222 - foram vacinadas. Somente no sábado, contabiliza Inês, 80,3% das crianças receberam a gotinha. E ao longo de cinco dias (de domingo a quinta) 4,6% tomaram a dose.

Motivos

A meta era de vacinar no mínimo 95%. A maior defasagem seria na imunização das crianças de 1 a 4 anos. "Nesta faixa etária vacinamos 82,48%, contra 96,45% nas crianças com menos de 1 ano", compara. "Muitos pais acham que só porque a criança tomou três doses mais o reforço ela não precisa ser vacinada. Mas é importante deixar claro que é necessário que todas as crianças de 0 a 5 anos sejam imunizadas", explica a diretora, que conta ainda que as últimas vacinações mostram um "esfriamento" desta faixa.

Para Inês, além deste, um outro motivo pelo qual a meta não foi alcançada seria o longo tempo em que a doença está erradicada - desde 1989 no Brasil e há 20 anos no Paraná.

Interior

As duas regionais de saúde que menos vacinaram foram Foz do Iguaçu (Oeste) e Londrina (Norte), 73,3% e 77,6%, respectivamente. Em Ivaiporã (Norte) e União da Vitória (Sul) registraram os melhores índices das cidades do interior: 96,1% e 96,98% - respectivamente.

Curitiba

No novo balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta quinta-feira e que corresponde aos três últimos dias (de segunda até quarta-feira), foram vacinadas 129.959 crianças. O número corresponde a 105,1% da meta inicial. Esse número superou o total de crianças em Curitiba graças a imunização de outras crianças da região Metropolitana que tomaram a vacina na capital.

Paraná tem, por enquanto, o 3º melhor índice de vacinação do Brasil

O índice de 84,9% do Paraná é, por enquanto, o terceiro melhor alcançado em todo o Brasil - ficando atrás somente do Distrito Federal (87%) e Pernambuco (93,7%). Em toda a região Sul, 82,3% das crianças foram vacinadas. No ranking da região, Paraná aparece em primeiro com 84,9%, seguido por Santa Catarina - 81,3% - e Rio Grande do Sul que alcançou o índice de 80,3%. Em todo o Brasil, segundo Inês, 75,87% das crianças foram imunizadas.

Números da 1º fase

Na primeira fase da vacinação, no dia 10 de junho, foram vacinadas 94% das crianças de zero a cinco anos em todo o Brasil. No Paraná, 845.963 crianças tomaram as gotinhas. Em Curitiba foram imunizadas 132.883 crianças, totalizando 107,4% de cobertura vacinal. O número na capital foi maior do que o estimado porque foram vacinadas crianças da região metropolitana e de outras cidades, em trânsito pela cidade.

De acordo com a secretaria de saúde do estado, o último caso registrado da doença em Curitiba foi em 1985 e no Paraná, em 1986. No Brasil, não há registros da paralisia infantil deste 1989. A meta do governo federal era de vacinar mais de 17 milhões de crianças.

A doença

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, tem início súbito e acomete em geral os membros inferiores. A doença foi de alta incidência no país em anos anteriores e deixou, ao longo dos anos, centenas de pessoas com deficiência física.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]