Estarão disponíveis, a partir de sábado (13) no Paraná, testes rápidos para detecção do vírus HIV em mais de 400 unidades de saúde. A medida é parte da campanha Fique Sabendo, do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que pretende esclarecer sobre o quadro pessoas infectadas que desconheçam a infecção. A mobilização vai até o dia 15 de outubro e acontece todo o estado.

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A campanha de vacinação contra a rubéola quer vacinar cerca de 1 milhão de homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos, neste sábado (13), em todos os 399 municípios do Paraná.

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Em Curitiba, um posto de vacinação itinerante estará aberto na Arena da Baixada, durante o jogo do Atlético Paranaense contra Portuguesa, neste sábado (13). Até o momento, os índices nacionais apontam para 75,69% de cobertura vacinal, o equivalente a 70 milhões de brasileiros que são alvo da campanha, 52,8 milhões estão imunizados. No Paraná, a cobertura está em 74%.

Em entrevista à Agência Estadual de Notícias, o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, afirma que este sábado será mais um dia D no combate à rubéola e a Síndrome da Rubéola Congênita, com postos de vacinação fixos e itinerantes.

Meta

A erradicação do vírus integra um compromisso internacional do país. Estima-se que até 2010, essa meta seja atingida. Com o bloqueio do vírus, serão evitados não só a manifestação da rubéola, mas também a Síndrome da Rubéola Congênita, que ocorre quando a gestante desenvolve a doença e transmite ao feto. Com isso, o recém nascido tem grandes possibilidades de apresentar glaucoma, catarata, surdez, cardiopatias, hepatite e retardo mental.

Prorrogação da campanha

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O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou nesta sexta-feira (12) que 11 estados prorroguem, até o próximo dia 19, a campanha de vacinação contra a rubéola. Isso porque nesses estados a média de imunizações ficou abaixo do esperado.

A recomendação vale para o Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, onde as taxas de cobertura ficaram entre 62% e 76%. A decisão de estender a campanha cabe a cada unidade federativa.