Começa nesta segunda-feira (6) a vacinação nacional contra o rotavírus, uma das principais causas de morte de crianças em países em desenvolvimento. Somente no Paraná, foram distribuídas 27 mil doses da vacina para os postos de saúde. A previsão da Secretaria Estadual de Saúde é que mais 35 mil doses devem chegar ao estado até o fim do mês.
A vacina para a doença, que causa uma diarréia aguda, estará disponível apenas para crianças com idade entre um mês e meio e cinco meses. Elas deverão tomar duas doses cada. A primeira é feita para quem tem entre seis e 14 semanas. A segunda dose é para crianças com idade entre 14 a 24 semanas.
Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, a campanha nacional deve evitar a morte de 850 bebês por ano. Além disso, a vacina ajudará a reduzir em 42% das internações por gastrenterite infecciosa em crianças de até cinco anos. O que significa a diminuição de cerca de 45 mil atendimentos nas unidades de saúde.
Em todo o Brasil, foram distribuídas 539,2 mil doses. Destas, 27 mil foram mandadas ao Paraná. Para atender às quase 3 milhões de crianças que nascem todo ano, o Ministério da Saúde adquiriu 8 milhões de doses da vacina, que foram produzidas ao custo unitário de R$ 15,00. A mesma vacina pode chegar a custar R$ 200 na rede privada.
De acordo com o site da Prefeitura de Curitiba, a vacina anti-rotavírus, chamada de Rotarix, estará disponível em todos os postos de saúde da capital paranaense. As vacinas estarão disponíveis para a população durante o ano todo.
Rotavírus
Os sintomas mais comuns do rotavírus são diarréia, vômito e febre. Os sintomas podem durar de dois a 14 dias. Ao identificar tais sintomas, os pais devem levar a criança imediatamente a um posto de saúde.
A diarréia pode levar a desidratação rápida, desnutrição crônica, retardo do crescimento e da evolução intelectual e até mesmo, nos casos mais graves, à morte.
No Paraná, segundo a Agência Estadual de Notícias, ainda não foram registrados surtos de rotavírus neste ano. Em 2005, ocorreram 45 casos em nove surtos, em quatro cidades diferentes.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora