Maringá teve ter 53 mil imunizados
A Secretaria da Saúde de Maringá lançou na quarta-feira (2) a campanha de vacinação contra a gripe. A inauguração foi na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Silvestre. As demais unidades vão participar da mobilização a partir de sábado (5), durante o Dia D de mobilização.
Contraindicação
A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo, a quem teve reações adversas a doses anteriores ou a um dos componentes da vacina. Nestas situações recomendamos avaliação do medico assistente para maiores orientações.
Fonte: Ministério da Saúde
Neste sábado (5) a Secretaria Municipal de Saúde dará início à campanha de vacinação contra a gripe em Curitiba, junto com a campanha nacional de imunização. Ao todo, 53 pontos em toda a capital paranaense farão a vacinação em idosos, gestantes e bebês com idade entre seis meses a dois anos incompletos público mais suscetível a complicações de saúde em decorrência da ação do vírus.
A expectativa é de alcançar 220 mil pessoas na capital, número que corresponde aos 80% do público alvo - uma exigência do Ministério da Saúde. Tal qual a dose aplicada em 2011, a vacina desta campanha protege contra três tipos de gripe: Influenza A (H1N1) causador da pandemia em 2009 -, Influenza A (H3N2) e Influenza B. A dose é feita com vírus mortos e fracionados e não causa gripe. A pessoa estará imunizada entre dez e 15 dias após a aplicação da dose.
A imunização será feita em dose única para maiores de 60 anos, grávidas em qualquer fase da gestação e crianças entre seis meses e dois anos incompletos que tenham tomado pelo menos uma dose no ano passado.
Para os bebês que não receberam nenhuma dose em 2011 serão necessárias duas aplicações a segunda trinta dias após a primeira. Os vacinadores deverão anotar na Caderneta de Saúde da Criança a data da próxima vacina para garantir que os pais e responsáveis não deixem passar a segunda dose.
Endereços de vacinação
Os locais em que será possível fazer a imunização abrangem unidades de saúde, supermercados e shoppings de Curitiba, além de uma tenda na Boca Maldita, centro da capital. Na semana seguinte ao início da campanha, a dose poderá ser encontrada nas unidades básicas de saúde, no horário de funcionamento de cada uma. Os centros municipais de urgências médicas (CMUM 24h) vão oferecer a dose apenas nos finais de semana, das 8h às 17h.Confira a lista completa dos locais de vacinação em Curitiba.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora