Quem aproveitar o solzinho do fim de semana para caminhar pelo Centro de Curitiba poderá conferir o 1º Festival #VagaVivaCuritiba. Durante esse sábado (29) e domingo (30), 21 vagas de estacionamento da rua Vicente Machado serão ocupadas e transformadas em ambientes que convidam à convivência em pleno asfalto. O evento acontece com a 10ª edição da Feira Vicentina, em que artistas autorais locais expõem arte, moda e design.
Onde
O 1º Festival #VagaVivaCuritiba acontece na Rua Vicente Machado, na quadra entre a Alameda Presidente Taunay e a Rua Desembargador Motta. Vagas de estacionamento para idosos, deficientes e destinadas a motos não serão ocupadas. Os espaços destinados ao festival foram solicitados à Secretaria Municipal de Trânsito.
A ideia das vagas vivas é criar pontos de encontro com a instalação de uma plataforma sobre a área utilizada para o estacionamento de veículos. Ocupados, esses espaços são decorados com bancos, floreiras, mesas e cadeiras e quem passa pelo local pode desfrutá-lo livremente.
O arquiteto Rafael Fusco, um dos organizadores do festival, defende que as vagas vivas são uma maneira alternativa de lazer. “O uso do espaço público está aumentando cada vez mais. Curitiba não saía para a rua, mas isso está mudando”, disse.
Já os representantes do escritório de arquitetura M4Mais, um dos responsáveis pela transformação de uma das vagas, disseram entender as vagas vivas como espaços de recuperação da cidade para as pessoas. “É um espaço de reivindicação, um espaço vivo, animado, coletivo, que emerge para ocupar o que antes era morto, inanimado e individual.”
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora