• Carregando...
Obras na Rua Riachuelo começaram nesta manhã pelas calçadas | Joel Rocha/SMCS
Obras na Rua Riachuelo começaram nesta manhã pelas calçadas| Foto: Joel Rocha/SMCS

Corredor foi montado na rua para a passagem de pedestres

O início das obras de revitalização da Rua Riachuelo, no Centro de Curitiba, provoca mudanças desde a manhã desta terça-feira (3) no funcionamento da via. Como as calçadas estão interditadas, as vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR) na quadra entre a Praça Generoso Marques e a Travessa Alfredo Bufren foram reservadas para a passagem de pedestres, e os veículos estão proibidos de parar no trecho.

A mudança é temporária, e deve perdurar até o dia 10 de dezembro, quando termina a primeira etapa das obras. Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S.A.(Urbs) estão no local para explicar as mudanças aos motoristas.

A reforma da Riachuelo começou nesta manhã com a retirada das pedras das calçadas. A medida é tomada para que o solo seja preparado para a colocação de novas tubulações das concessionárias de telefonia, tevês a cabo e de saneamento.

Entrevistados pelo telejornal Paraná TV 1ª edição, da RPC TV, pessoas que trabalham na Riachuelo reclamaram das obras. O comerciante Maurice Samara mostrou que a calçada interditada nesta manhã fica bem na porta de seu estabelecimento. "Como as pessoas vão entrar na minha loja?", questionou.

O administrador da Regional Matriz, Omar Akel, reconheceu o problema, mas disse que os comerciantes serão recompensados ao final da reforma. "De qualquer lado que começássemos, teríamos que interferir um pouco. Esperamos que seja o mínimo de interferência, e depois teremos benefícios como uma nova calçada, um novo ambiente, um novo tipo de consumidor, uma nova atividade", disse.

De acordo com a prefeitura, as obras serão interrompidas no dia 10 de dezembro, a pedido dos comerciantes da região, para preservar o tráfego normal de automóveis e pedestres durante o período das compras de Natal. O trabalho será retomado em 11 de janeiro de 2010, com o início da segunda etapa da reforma, entre a Rua Alfredo Bufren e a Praça 19 de Dezembro. "Pretendemos entregar a nova Riachuelo totalmente revitalizada no aniversário de Curitiba de 2010", disse Akel à agência de notícias da prefeitura.

O projeto de revitalização da prefeitura prevê modernização das calçadas, nova iluminação pública, rede subterrânea de cabos, despoluição visual e sinalização turística para pedestres. A ideia é integrar as ruas Riachuelo, São Francisco, Barão do Serro Azul e praças centrais, como a Generoso Marques e Tiradentes, e o centro histórico do Largo da Ordem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]