Boletim da balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mostra que o número de locais impróprios para banho nas praias do Paraná permaneceu o mesmo que o divulgado na semana passada: quatro ao todo. Já em Santa Catarina, apesar de uma leve queda, mais de 30% dos locais analisados foram reprovados pelo órgão ambiental do estado, a Fatma.
No Paraná, o monitoramento mostra que 45 dos 59 locais monitorados continuam liberados para os banhistas. O IAP ressalta que dez que são considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano.
Entre os que apresentaram concentração de bactérias Escherichia coli acima dos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estão o que fica a 100 metros à esquerda do Morro do Cristo, em Guaratuba; em Morretes, no Rio Nhundiaquara; na Ponta da Pita, em Antonina, e na Praia do Farol, na Ilha do Mel.
Os locais monitorados semanalmente na orla paranaense são: 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina. Foi também alterado o local de monitoramento de três pontos em Guaratuba - dois na Praia Central e um em Caieiras.
Santa Catarina
O 8º. relatório das condições das praias catarinenses desta temporada mostra que dos 214 pontos avaliados no estado vizinho, 71 estão impróprios par ao banho. O número corresponde a praticamente 33% do total avaliado.
Em relação ao relatório da semana passada, sete pontos passaram a ser impróprios e outros 12 passaram para próprio. As coletas e as análises foram feitas entre os dias 23 e 26 deste
Em Florianópolis, os números se mantiveram iguais ao relatório anterior com 49 (65,3%) locais liberados aos banhistas.