Fator Econômico
Antes de sair de casa, onde se pode contar com a ajuda dos pais, pense muito bem em como vai gastar seu dinheiro. Alimentação, transporte e higiene pessoal são itens básicos e devem estar na ponta do lápis para calcular seus gastos. Não esqueça que contas como telefone, água, luz e internet também devem ficar dentro do orçamento.
Transporte
Na falta do carro, tire alguns dias para conhecer a região da sua nova moradia. Saber os locais de pontos de ônibus e táxis pode ajudar na hora de uma emergência.
Localização
É muito importante verificar também se há estabelecimentos comerciais, como mercado e farmácia, nas proximidades da sua nova casa antes de fechar o negócio. Fique alerta com aluguéis muito baratos: normalmente esses são os que têm menos locais nas proximidades para compras básicas.
Organização
Se for morar sozinho e não tem condições de pagar uma diarista, tenha na cabeça que a ordem no ambiente é fundamental. Na hora do aperto, achar aquele carregador do celular perdido pode se tornar uma tarefa demorada.
Alimentação
Não é possível viver só de macarrão instantâneo, se desejar ter uma vida saudável. Saber preparar feijão, arroz e pratos simples pode salvar o seu dia.
Nem tudo é festa
Normalmente, antes de morar sozinho, especialmente quando se é jovem, é comum pensar e comemorar: “Festa toda semana, sair e voltar a hora que eu quiser...”. Na realidade, não é tão fácil assim. Claro, a liberdade vai existir, mas a responsabilidade de ter que limpar e manter sua casa organizada depois de uma reunião com os amigos, compras da semana, limpeza, entre outros, vai ser toda sua.
Amizades
Colegas de faculdade, do trabalho e amigos que moram perto fazem a diferença em um momento difícil. Viver sozinho pode ser bem complicado para algumas pessoas emocionalmente sensíveis. Ter alguém para conversar, desabafar e pedir conselhos pode ajudar – e muito!
Colaborou: Mayara Michelli Nascimento e Renata Nicolli.