Na manhã deste domingo (10), o desembargador aposentado, Sebastião Coelho, mostrou otimismo em relação às manifestações em curso em várias capitais contra a indicação do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro Flávio Dino será sabatinado pelos senadores na próxima quarta-feira (13).
Parlamentares de oposição criaram um site onde é possível conferir a declaração de voto de cada senador. Até a última atualização, foram contabilizados 25 votos contrários à indicação de Dino e 15 favoráveis. Os indefinidos somavam 41.
Além do protesto à indicação de Dino, os manifestantes pedem “justiça por Clezão”, como era conhecido o empresário Cleriston Pereira, que morreu na Papuda no dia 20 de novembro após ter vários alertas sobre sua condição de saúde ignorados pelo STF; pedem o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes; e a saída do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
“Pela justiça por Clezão. Fora Alexandre de Moraes, fora Rodrigo Pacheco e não a Flávio Dino (no STF) [...] Nós vamos vencer essa”, disse o desembargador em vídeo compartilhado nas suas redes sociais direto do local de concentração dos manifestantes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Na rede social X, a hashtag #DinonoSTFNao está entre os assuntos mais comentados do dia.
Além de Brasília (DF), capitais como Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) já começaram a registar o início das concentrações nos locais marcados. Outros locais, como São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) têm manifestações marcadas para o início da tarde.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora