Atualizado em 24/04/2006 às 20h
A violência fez vítima duas escolas de Curitiba e região metropolitana durante este fim de semana. O Colégio Estadual Ajambi de Almirante Tamandaré foi arrombado, depredado e roubado. Em Curitiba, o Centro Educacional Infantil Augusto Cézar Sandino, no bairro Santa Cândida, teve a sala de professores incendiada.
De acordo com Nelson Nascimento, diretor do Ajambi, o colégio atende alunos de baixa renda. Somente neste ano, o local foi invadido quatro vezes. Cerca de mil alunos do colégio ficaram sem aula nesta segunda-feira (24). E, se depender do diretor, as aulas só devem retornar quando houver reforço policial.
Segundo Nascimento, o colégio, que fica fechado nos fins de semana, não possui vigias. "Esta (falta de vigias) é a minha briga. No dia 28 de março, depois de mais um assalto, mandei um ofício para a Secretaria Estadual de Educação e para o Núcleo Regional pedindo verba extra para a instalação de um alarme e a contratação de um vigia", conta. A resposta, diz Nascimento, veio no dia 11 deste mês. "Recebi a resposta dizendo que no quadro de funcionários do estado não existem vigias e que se eu colocasse deveria responder por isso", diz indignado.
Até setembro do ano passado, segundo o diretor, a prefeitura disponibilizava um vigia. Depois disso, Nascimento conta que pagou do próprio bolso o salário de um outro vigia. Com o reforço, o colégio nunca havia sido assaltado. "Tivemos registro apenas de um furto de um vídeocasseste no ano 2000, mas nunca assaltos e essa barbaridade toda que fizeram desta vez".
Nascimento conta que esta invasão foi a pior. "Eles entraram na secretaria roubaram toda a parte documental da escola e dos alunos e levaram o computador com todas as informações da vida acadêmica dos alunos. No monitor eles deixaram ameaças", completa o diretor. Indignado, ele também descreveu a ação dos vândalos: "os bandidos entraram no setor de merendas e urinaram e defecaram em toda a comida. Isso é um absurdo".
De acordo com a Patrulha Escolar, dois homens foram presos na manhã desta segunda-feira (24) e confessaram participação na invasão do colégio. Um deles é menor de idade. Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Almirante Tamandaré. A equipe da patrulha teria chegado à dupla por meio de denúncias anônimas.
O gabinete da diretoria do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar) informou que foi comunicada do assalto nesta manhã e que mandou um técnico ao colégio para avaliar os prejuízos. A assessoria da Secretaria Estadual de Educação declarou que o colégio não tem espaço físico para a construção da Casa do Zelador, onde um policial militar passa a residir para garantir a segurança. Neste caso, a secretaria vai aguardar o relatório do técnico da Fundepar para tomar as providências necessárias para evitar novas invasões.
Mais vandalismo
O Centro Educacional Infantil Agusto Cézar Sandino, no bairro Santa Cândida, teve a sala de professores arrombada no fim de semana. Os vândalos deixaram no local um garrafa de álcool, que provavelmente deve ter sido usada para queimar o local.
A pintura, instalações elétricas e janelas ficaram completamente destruídas.
Veja como ficaram as duas escolas na reportagem em vídeo do ParanáTV
INTERATIVIDADE
Você conhece algum caso de roubo ou depredação em escolas? Relate aqui sua história
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião