Os painéis artísticos do viaduto da trincheira do Alto da Rua XV de Novembro com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, foram alvos de vândalos. Os desenhos amanheceram, nesta segunda-feira (26), cobertos de tinta e pichados com spray. A pintura ainda não estava pronta e a ação dos vândalos vai atrasar a entrega do painel. Segundo ParanáTV 2ª edição, os artistas, porém, não perderam o ânimo e vão continuar trabalhando. O plano agora é concluir as pinturas e depois arrumar o que foi estragado.
A pintura do viaduto é financiada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) por meio do Fundo Municipal de Cultura. A FCC lançou o edital público Arte Urbana Viaduto e Trincheiras, para a produção de projetos artísticos em locais públicos. A trincheira da Avenida Sete de Setembro com a Rua Ubaldino do Amaral e o viaduto do Xaxim também foi beneficiado com o projeto.
O artista plástico Juan Parada venceu a licitação para fazer a obra da trincheira da Rua XV e dividiu a tarefa de colorir dois painéis de concreto de 3,5 metros por 50 metros cada um, com o colega Cláudio Celestino. Para o artista o ataque foi à arte. "Não tem assinatura de nenhum grupo, nem um sinal que denuncie pichadores. É uma coisa bem mais grave: é repressão a um tipo de arte".
O diretor de ação cultural da FCC, Beto Lanza, afirma que enquanto a obra não estiver concluída, é de responsabilidade do artista, mas que a FCC vai analisar o levantamento dos prejuízos. "A FCC não pode tomar nenhuma medida enquanto a obra não estiver pronta, mas se o artista fizer alguma solicitação de material, vamos estudar para ver se é possível atender."