A sede da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac), localizada no bairro Santa Cândida, foi invadida por vândalos neste fim de semana. Os invasores arrombaram a porta da entrada de serviços do casarão. Eles espalharam comida dos animais pelos cômodos e reviraram cobertores dos bichos e roupas dos funcionários.
"Quem fez a invasão, entrou para bagunçar, para prejudicar ou atingir a Spac de alguma forma ou por alguma razão. Como a gente sempre apresenta denúncias de maus tratos a animais, pode ser alguém querendo nos intimidar. Mas não vai funcionar, porque a gente sempre vai trabalhar como sempre trabalhou", disse a presidente da sociedade, Soraya Simon.
A Spac fica sediada em um casarão alugado na Rua Professora Sandália Monzon. A última invasão ocorreu na madrugada de sábado (26). Soraya acredita que o ato de vandalismo tenha ocorrido por volta das 5 horas. "Vizinhos disseram que ouviram barulhos. Quando os voluntários chegaram, às 6h30, os animais ainda estavam bastante agitados", contou. Segundo a presidente, aparentemente, nenhum animal foi agredido.
A Polícia Militar (PM) foi acionada e atendeu a ocorrência. A corporação informou que vai ampliar a policiamento no local. A sede da Spac havia sofrido outras duas invasões neste ano. O caso é investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos (DFR).
"A gente faz um apelo: se alguém tiver informação que ajude a polícia a chegar aos responsáveis pelas invasões que avise a DFR", pediu Soraya. O telefone da DFR é (41) 3218-6100 e as denúncias podem ser feitas anonimamente.
Instituição
A Spac não tem fins lucrativos e funciona desde 1985 no casarão no Santa Cândida. O local já é inadequado aos serviços prestados pela sociedade e já está pequeno para o número de animais acolhido pela entidade. A organização não-governamental está construindo uma nova sede em Colombo, na região metropolitana, mas falta verba para concluir a obra. No total, mais de mil animais estão sob os cuidados da Spac. "A gente conta com contribuições e ajuda para construir a nova sede e para funcionar", resume Soraya.
Barroso vota por manter exigência de decisão judicial para responsabilizar redes por ofensas
Dias de pânico: o que explica a disparada do dólar e dos juros
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora