Os veículos que realizam o transporte escolar em Curitiba passarão por blitze educativas, que serão realizadas por Equipes da Urbanização de Curitiba (Urbs). A atividade faz parte da Semana Nacional de Trânsito, que começou nesta quinta-feira (18) e este ano tem a criança como tema. A cidade tem 881 prestadores de serviços licenciados pela Urbs, que fazem o transporte privado de 34 mil estudantes.
O trabalho começou no Colégio Decisivo e nos próximos dias serão realizadas nos colégios Positivo Ambiental e Júnior; Expoente Água Verde; Santa Maria e Bom Jesus da Avenida São José; Colégio Paranaense e Stella Maris; e Escola Lúmen. A solenidade oficial de abertura da Semana do Trânsito está marcada para sexta-feira (19), às 9h, no Salão de Atos do Parque Barigüi.
O Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR) também está realizando atividades educativas na Semana do Trânsito. Na quinta-feira, será realizada blitz em frente ao Colégio Imaculada Conceição, na Rua Manoel Ribas, em Santa Felicidade. Até domingo (21), equipes estarão no Shopping Estação, no Centro de Curitiba, realizando abordagens com os pais. No dia 24, haverá atividades na Praça Osório, onde vários órgãos de trânsito vão expor materiais e orientar as pessoas sobre as maneiras de garantir a segurança das crianças no trânsito.
Campanha
O trânsito é responsável pela maior causa de mortes por acidentes entre crianças, segundo dados de Ministério da Saúde (MS). Entre 2006 e 2007, o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito, com idade entre zero e 12 anos, passou de 48 para 57 no Paraná, crescimento de 15%.
Os cuidados com as crianças, no carro e na rua, são o foco do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) na Semana Nacional de Trânsito deste ano. A campanha começa na quinta-feira (18) e vai até o dia 25, e contará com blitze, distribuição de material educativo e palestras em escolas de Curitiba. A escolha do tema tem o objetivo de sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças, os personagens mais frágeis do trânsito.