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Bazar da Associação Beneficente São Roque, que consegui mais recursos do que precisava por meio das doações pela internet | Brunno Covello/ Gazeta do Povo
Bazar da Associação Beneficente São Roque, que consegui mais recursos do que precisava por meio das doações pela internet| Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo

Modelos

Veja alguns exemplos de crowdfunding bem sucedidos no Brasil. O primeiro do Sul do país começou em Curitiba, o ComeçAki:

http://www.impulso.org.br

Projetos de microempreendedores de baixa renda. É possível colaborar com qualquer valor a partir de R$ 10.

http://www.comecaki.com.br/

Doações a partir de qualquer valor, para projetos nos setores ambiental, social, cultural, esportivo, pessoal, jornalístico, de eventos e de empreendedorismo

http://www.juntos.com.vc/

Financiamento de projetos com impacto social. Não há valor mínimo para doações.

http://www.kickante.com.br/

Recebe doações acima de R$ 10, para projetos nas áreas de cultura, causas sociais e empreendedorismo.

http://www.causacoletiva.com/

Divulga projetos focados na melhoria ambiental e social, cidadania, coletividade, saúde e transparência. Valor mínimo de R$ 10.

http://www.kolmea.me/

Plataforma de financiamento colaborativo focada em projetos que envolvam, pelo menos, um dos três pilares da sustentabilidade (ambiental, econômico e social) em alguma etapa. Não há informação sobre valores mínimos.

http://www.arrekade.com.br/

Vaquinha online para arrecadação e financiamento coletivo e colaborativo de valores para projetos, festas, viagens, formaturas e doações. Valor mínimo de R$ 5.

http://benfeitoria.com/

Tem como objetivo estimular pessoas e instituições a fazerem parte de projetos transformadores. Não há informação sobre valores mínimos.

Meta superada

Associação vai poder fazer obra de anfiteatro graças ao crowdfunding

O pequeno espaço da Associação Beneficente São Roque, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social no bairro Guarituba, em Piraquara, já não era suficiente para os ensaios do coral da instituição. Avaliada em R$ 450 mil, a construção de um anfiteatro com acústica adequada era um sonho distante das 60 crianças que cantam e tocam no projeto. Mas graças a um site de crowdfunding a primeira etapa do projeto poderá começar em janeiro. O prazo para atingir a meta de R$ 55 mil terminou terça-feira, com R$ 64.540 arrecadados. A gerente da associação, Anna Thaís Fuck, conta que um dos segredos do sucesso foi a produção de um vídeo com as crianças, para a divulgação da campanha. "No começo foi meio devagar, porque é uma coisa nova. Foi preciso muito boca a boca, explicações para as pessoas que não têm muita afinidade com a internet. Agora vamos arrecadar o necessário para as outras etapas por outras formas de captação." Além de peças de artesanato produzidas pelas mães das crianças atendidas, as recompensas criativas da campanha envolviam convites para a apresentação do coral, DVDs e até serenatas em casa, para quem doasse valores superiores a R$ 500. A opção foi limitada a 10 doações, mas recebeu 30. "É muita gente acreditando na nossa missão de oferecer atividades transformadoras para as famílias", comemora Anna.

Diz a sabedoria popular que de grão em grão a galinha enche o papo. Aplicável também a iniciativas sociais dependentes de doações, a máxima ganhou amplitude com a popularização dos sites de crowdfunding – ou financiamento coletivo. Na internet, a tradicional "vaquinha" entre amigos em prol de causas como a reforma de uma escola da periferia passou a ter escala global. Por meio das plataformas de financiamento coletivo, é possível contribuir financeiramente com projetos sociais de qualquer parte do mundo e acompanhar, virtualmente, a aplicação dos recursos doados.

Com a missão de "unir as galeras e realizar sonhos", surgiu em Curitiba, há dois anos, o ComeçAKI, primeiro site de crowdfunding do Sul do Brasil. Para popularizar a iniciativa, conta um dos cinco sócios, Eduardo Nicz, a equipe fez um projeto de um livro para o time do Fluminense. O sucesso foi estrondoso. A meta era arrecadar R$ 110 mil em 90 dias, valor atingido em apenas oito dias. "O projeto teve recorde de arrecadação na América Latina, foram R$ 206 mil."

O internauta decide

O êxito, porém, não é certo para todos. Como qualquer instituição ou pessoa física pode pedir que suas ideias sejam financiadas, o julgamento do mérito fica a critério do internauta. Nicz calcula que 50% dos projetos não atingem a meta nos 90 dias de duração das arrecadações. Quando isso acontece, todo o montante é devolvido aos doadores. "O segredo é engajar pessoas, despertar paixão, emoção", ensina.

Outro atrativo são as chamadas recompensas enviadas pelo beneficiado pela doação, geralmente, definidas em conjunto com o departamento de marketing da plataforma. "Isso ajuda a definir o que o público gostaria de receber." No caso do Fluminense, lembra Nicz, doações de até R$ 20 rendiam um agradecimento nas redes sociais do clube. Acima de R$ 110, a recompensa era o livro. E com mais de R$ 1,1 mil o doador levava três livros e uma camisa autografada pelo elenco campeão.

Impulso nos negócios

Dos 25 projetos publicados no site Impulso.org desde o ano passado, 10 conseguiram o financiamento. A plataforma é iniciativa da Aliança Empreendedora, organização social curitibana que apoia microempreendedores de baixa renda no Brasil.

De acordo com a diretora de comunicação da instituição, Luísa Bonin, o site surgiu em 2010, para captar empréstimos. "A pessoa doava R$ 25 e, quando o empreendedor pagava, o valor era devolvido. Mas em 2012, com a expansão do microcrédito pelo governo federal, o modelo deixou de fazer sentido."

A partir de então, microempreendedores passaram a enviar projetos para financiamento, tornando-se inspiração para a comunidade. "Eles viram um exemplo de sucesso, porque mostram que não precisa de muita coisa para iniciar um projeto", diz Luísa.

Recompensas

Entre os projetos que atingiram a meta estão um salão de cabeleireiro e a fabricação de chocolates para geração de renda. Com doações a partir de R$ 10, a pessoa recebe um e-mail de agradecimento. Para R$ 25, a recompensa criativa é uma carta do beneficiado. E quem doa R$ 50 é agraciado com uma carta escrita a mão e uma caixa de chocolates, por exemplo. "É bem subjetivo. Alguns doam pela recompensa, outros porque se identificam com a história. Já tivemos um doador anônimo que deu R$ 1,2 mil."

Como doar

As doações por meio do crowdfunding podem ser feitas por meio de cartão, boleto ou transferência bancária. O ComeçAKI, por exemplo, cobra 10% sobre cada projeto, valor que, atualmente, apenas paga os custos do site. "Todos nós temos outros empregos, vivemos de outras coisas", conta Nicz. Há, também, sites que não cobram taxas. Em algumas das plataformas, é possível doar qualquer valor, outros estabelecem quantias mínimas, que costumam variar de R$ 5 a R$ 10. Caso o projeto não atinja 100% da meta no prazo estabelecido, as doações são integralmente devolvidas.

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