No início deste mês, policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas de Curitiba prenderam um homem portando documentos falsos, cartões de crédito e talões de cheque. Ele fez o financiamento de uma moto em nome de terceiro, mas não conseguiu retirá-la da revendedora porque o proprietário da loja desconfiou e chamou a polícia.

CARREGANDO :)

Em julho deste ano a equipe da delegacia também prendeu integrantes de duas quadrilhas especializadas no golpe do financiamento. Estavam envolvidas 12 pessoas, entre elas um ex-policial civil e um papiloscopista – o último acusado de liberar carteiras de identidade falsas para integrantes de uma das quadrilhas. Segundo o delegado Marcus Vinicius Michelotto, as investigações começaram porque a quadrilha era especializada na receptação e distribuição de produtos roubados. "Mas, durante as buscas, chegamos a uma empresa usada como fachada para fazer financiamentos de veículos e empréstimos que não eram pagos", conta.

No ano passado, foram desarticuladas outras quadrilhas acusadas de fazer financiamentos de carros com documentos falsos. Em dezembro, em Maringá, a Delegacia de Estelionato desmantelou dois grupos de ladrões. Segundo a polícia, eles estavam envolvidos com donos de revendedoras de veículos e com uma funcionária do banco Finasa. Em agosto do mesmo ano, a Polícia Civil de Toledo prendeu 11 pessoas na Operação Parcela, criada para desmantelar uma quadrilha especializada em fraudar financiamentos de veículos que eram revendidos no Paraguai.

Publicidade