Um vazamento de óleo atingiu o Rio Pequeno, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na manhã desta quinta-feira (28). Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Secretaria do Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros estiveram no local, nas proximidades do km 70 da BR-277, e instalaram barreiras de contenção para impedir que o óleo não se espalhasse.
O tenente Eduardo Gomes Pinheiro, do departamento de comunicação da Coordenadoria de Defesa Civil, explicou que o produto chegou ao rio pelas galerias de captação de água da chuva. No final da tarde, o IAP identificou que a fonte era uma empresa produtora de caixas d'água. Os técnicos apuraram que o óleo era proveniente do pátio da empresa, provavelmente vazado de algum caminhão, e que com a forte chuva de quarta-feira (27) havia se deslocado para o rio.
O Rio Pequeno é usado pela Sanepar como ponto de captação de água para o abastecimento de moradores de Curitiba e região. A quantidade de óleo derramado foi pequena, menos de 10 litros e por isso não chegou a afetar o abastecimento. A empresa se comprometeu a monitorar a área e retirar o óleo do rio.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora