Atualizado em 07/04/2006 às 19h20
Um vazamento de uma substância, ainda não identificada, no Rio Iguaçu - que divide os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, mobilizou nesta sexta-feira (7) técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Defesa Civil Municipal (Curitiba) e Estadual, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e do Corpo de Bombeiros.
O tenente da Defesa Civil Eduardo Pinheiro informou que o vazamento aconteceu próximo à estação da Sanepar e que o abastecimento não será interrompido, independente da substância que vazou, já que o rio não é usado para a captação de água.
A Defesa Civil, ainda de acordo com o tenente, foi informada do vazamento por volta de 21h da noite de quinta-feira (6) e imediatamente foram colocadas barreiras de contenção para evitar a dispersão. Uma análise preliminar teria afastado a possibilidade de se tratar de óleo mineral.
"As equipes estão trabalhando com a hipótese de ser óleo vegetal. Ainda não sabemos a proporção do vazamento, mas é relevante - até porque a substância continua visível", avaliou Pinheiro.
De barco, as equipes percorreram as margens do rio para tentar identificar o local onde começou o vazamento. Porém, até o fim da tarde desta sexta, a origem não havia sido localizada.
As equipes também coletaram amostras do produto derramado para identificar sua origem e composição. A expectativa, segundo do tenente Pinheiro, é que o resultado dos testes nas amostras seja divulgado já neste sábado.
Veja imagens do vazamento na reportagem em vídeo do ParanáTV
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora