Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
meio ambiente

Vazamento de substância não identificada mobiliza técnicos

Um vazamento de uma substância ainda não identificada no Rio Iguaçu, que divide os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, mobilizou ontem técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Defesa Civil do estado, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e do Corpo de Bombeiros.

O tenente Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil, informou que o vazamento ocorreu próximo à estação da Sanepar e que o abastecimento não será interrompido, independentemente da substância que vazou, já que o rio não é usado para a captação de água.

A Defesa Civil, ainda de acordo com o tenente, foi informada do vazamento por volta de 21 horas da noite de anteontem, e imediatamente foram colocadas barreiras de contenção para evitar a dispersão. Uma análise preliminar teria afastado a possibilidade de se tratar de óleo mineral.

"As equipes estão trabalhando com a hipótese de ser óleo vegetal. Ainda não sabemos a proporção do vazamento, mas é relevante, até porque a substância continua visível", avaliou Pinheiro.

De barco, as equipes percorreram as margens do rio para tentar identificar o local onde começou o vazamento, mas até o fim da tarde de ontem a fonte não havia sido localizada. As equipes também coletaram amostras do produto derramado para identificar sua origem e composição. A expectativa, segundo Pinheiro, é de que o resultado dos testes nas amostras seja divulgado ainda hoje.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.