Um veado-mateiro espécie ameaçada de extinção foi encontrado morto ontem, com sinais de atropelamento, no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz. O animal, uma fêmea adulta de 29 quilos, estava às margens da BR-469 via que cruza a reserva próximo ao Hotel das Cataratas. O limite de velocidade na BR-469, no interior do parque, é de 60 quilômetros por hora. Imagens de câmeras fixadas no portão do parque serão analisadas em busca de pistas do responsável pelo atropelamento.
O veado-mateiro é uma espécie comum no parque e tem hábito de pastar próximo à rodovia no período noturno. Nesse ano, 35 animais foram atropelados no parque entre quatis, cotias e cobras.
Disputa
O atropelamento da fêmea coincide com o período de 15 dias, concedido pela Justiça, para vans, táxis e carros de turismo circularem no interior do parque. Após este período que vence dia 15 de agosto a responsabilidade passa a ser da empresa Cataratas S.A., concessionária da reserva. No último dia 1.º, taxistas e guias de turismo fizeram um protesto contra a proibição.