Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acordo

Veículos de turismo voltam a circular no Parque do Iguaçu a partir de terça

Táxis e veículos de turismo devem voltar a ingressar com visitantes no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz, a partir da terça-feira (4). A decisão, fruto de um acordo entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o trade turístico de Foz do Iguaçu, anunciada nesta segunda-feira (3) valerá até março de 2013. Neste período, ambos os envolvidos terão de estudar e apresentar propostas para o ordenamento do trânsito de veículos de transporte no interior da reserva.

Outro compromisso firmado foi o de início imediato da revisão do Plano de Manejo da unidade de conservação no item que trata exclusivamente deste tipo de serviço, feito quase que exclusivamente pela concessionária Cataratas do Iguaçu S/A. A empresa responsável pela recepção de visitantes conta atualmente com 13 ônibus que transportam os turistas pelos cerca de 12 quilômetros desde o portão de entrada até o Porto Canoas, próximo às Cataratas do Iguaçu.

Neste período também deve ser iniciada a instalação de controladores e redutores de velocidade no trecho da BR-469 no interior do parque. A novidade faz parte das exigências impostas pela Justiça Federal na ação que levou à liminar que restringia desde o dia 1° de agosto a entrada de veículos de transporte na reserva. A medida provocou diversas manifestações e bloqueios organizados pela categoria e apoiadas pelos cerca de 3,5 mil trabalhadores prejudicados.

Encerrados os seis meses do acordo provisório, um novo sistema de transporte deverá ser implantado. Ainda a partir desta terça-feira (4), os veículos de turismo poderão circular pelo parque somente até as 19h30. E, o traslado dos hóspedes do Hotel das Cataratas ficará a cargo do próprio estabelecimento. Para o setor, a vantagem está na garantia de participação efetiva nas discussões e o acompanhamento do Ministério Público no cumprimento do acordo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.