Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saiba mais

Veja o que os especialistas falam sobre as chuvas

Quais são as causas das fortes chuvas?

Ainda não é possível relacionar com certeza os desastres naturais ocorridos nos últimos dias com outros fenômenos como El Niño ou o aquecimento global. Para isso seriam necessários estudos científicos. Independentemente disso, a ação do homem pode agravar ou amenizar os estragos. "Sabemos, por exemplo, que é a umidade da região amazônica que influencia as chuvas na América do Sul, mas seria precipitado ligar os dois fatos", diz Ricardo de Camargo, professor do curso de Meteorologia da Universidade de São Paulo (USP).

A sociedade está preparada para lidar com esses desastres?

Não. Geólogo e diretor do Centro de Apoio Científico em Desastres da UFPR (Cenacid), Renato Lima argumenta que construções como armazéns e ginásios não têm infraestrutura adequada para passar por grandes tempestades. E, pior que isso, a área de assistência humanitária também não é satisfatória no país. "Precisamos estar preparados, aumentar a capacidade de respostas das defesas civis. Novas necessidades surgem a partir dessas mudanças. Nessa hora, é necessário saber que um estado tem de ajudar o outro, assim como os países."

As enchentes de agora têm semelhança com as que atingiram Santa Catarina ano passado?

O meteorologista Marcelo Pinheiro diz que são fenômenos diferentes. Em 2008, as chuvas no estado catarinense ficaram mais restritas a uma região em função de uma característica específica. A circulação do vento e a umidade marítima faziam com que a formação de nuvens se estendesse por um período prolongado. Por isso a precipitação foi constante. Já neste ano, as enchentes ocorreram em localidades diferentes em função da vinda de uma frente fria do extremo sul.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.