Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Medicamento

Venda e uso de remédio contra convulsão são suspensos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu na sexta-feira, em todo território nacional, a distribuição, comercialização e uso do medicamento Carbamazepina 20 mg/ml. A medida é referente ao lote 1081/132, com validade até setembro de 2015. As informações são da Agência Brasil. A carbamazepina é um anticonvulsivante indicado para diversas doenças, como epilepsia, transtorno bipolar e abstinência alcoólica, entre outras.

Segundo a Anvisa, o recolhimento do medicamento ocorreu em razão de um laudo emitido pelo Laboratório Central do Rio Grande do Sul. A análise obteve resultado insatisfatório por apresentar sedimento de cor branca que não se dispersa, mesmo sob forte agitação.

A Agência explicou que o medicamento é uma suspensão oral. Neste tipo de remédio, o pó deve ser ressuspenso no líquido após agitação, formando uma suspensão homogênea antes da administração. No medicamento analisado, mesmo após forte agitação, o pó não ressuspendia, permanecendo no fundo do frasco.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.