• Carregando...

Previsão do tempo

A previsão do tempo no estado é de tempo firme, sem chuva, pelo menos até sexta-feira (19). Conforme Barbieri, as mínimas no Paraná hoje ficaram em 11ºC, em Ponta Grossa; 14ºC, em Curitiba; e 19ºC no Litoral. Já as máximas devem bater a casa dos 30ºC, em Cascavel e no Litoral; 31ºC, em Londrina; e 29ºC, em Curitiba.

O vendaval que atingiu as regiões Sudoeste e Oeste do Paraná, na madrugada de terça-feira (16), afetou 708 pessoas e deixou 186 residências danificadas. O balanço da Defesa Civil do Paraná, divulgado às 12h desta quarta-feira (17), aponta ainda que 11 cidades sofreram com os impactos dos ventos de até 108 km/h, conforme medição do Instituto Tecnológico Simepar. Em Cascavel, pelo menos 50 mil pessoas ficaram sem energia elétrica.

Entre as cidades que tiveram casas afetadas, a situação mais crítica foi em Capitão Leônidas Marques – 55 casas com danos e 300 pessoas afetadas. A cidade fica na região onde a velocidade do vento chegou aos 108,36 Km/h, segundo Simepar.

O coordenador operacional da Defesa Civil de Capitão Leônidas Marques, Dilson Roberto Simonetti, relata que o órgão municipal recebeu cerca de 100 pedidos de ajuda desde o início das rajadas. "Foi um vento seco, tipo um tornado, e com essas ondas de calor a gente ficou com medo que pudesse ter granizo também. Mas não teve chuva, teve só vento, que causou destelhamento, quebra de galho, queda de árvore, queda de cabo de energia", diz.

A cidade de Nova Esperança do Sudoeste teve 3.200 pessoas prejudicadas pela falta de energia elétrica e 42 casas danificadas. Outro município que passou dos 100 afetados foi Boa Vista da Aparecida – 20 residências com danos e 110 pessoas afetadas. Foz do Iguaçu, e Lindoeste também tiveram problemas com o vento.

A tempestade

De acordo com o meteorologista do Simepar Paulo Barbieri, esses ventos são comuns nessa época do ano na região. "Tivemos uma área de instabilidade formada no Paraguai e ela avançou ao oeste e sudoeste. Em todo o oeste e sudoeste houve chuva, no entanto, em pontos isolados pode acontecer de não chover nesses casos", descreve.

As estações do instituto, espalhadas pelo estado, marcaram 105,12 km/h, em Marechal Cândido Rondon, e 89,2 km/h em Foz do Iguaçu. Da mesma forma, as medições em Cascavel atingiram a marcas de 84 km/h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]