Quase dois dias depois que temporais atingiram todo o Rio Grande do Sul, no sábado, milhares de pessoas ainda estão sem energia elétrica e sem fornecimento de água pelo estado.
O município de Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, foi um dos mais atingidos e decretou situação de emergência. Ventos de mais de 100 km/h derrubaram postes de luz, árvores e danificaram cerca de 300 casas na cidade.
Na fronteira com o Uruguai, a prefeitura de Santana do Livramento também vai encaminhar um decreto de emergência devido a destelhamentos em mais de 400 imóveis.
Em um parque eólico no município, a forte ventania derrubou oito torres de geração de energia que tinham 136 metros de altura e 600 toneladas. O prejuízo ainda está sendo avaliado.
Em São Gabriel, também na região da fronteira, seis escolas foram danificadas e um homem ficou ferido devido à queda de um poste. A Defesa Civil Estadual informou que 1.164 pessoas tiveram que deixar suas casas em todo o estado.
No aeroporto da capital gaúcha, o vento virou de cabeça para baixo uma pequena aeronave que estava parada em um dos pátios. Também houve estragos em hangares.
No início da tarde de ontem, as concessionárias de energia informaram que ainda havia quase 130 mil imóveis sem energia em todo o estado, a maioria na região metropolitana e na fronteira com o Uruguai.
Em Viamão, na região metropolitana, três crianças e uma adolescente de 15 anos morreram na noite de sábado em um incêndio em uma casa de madeira durante o blecaute. Segundo os Bombeiros, o fogo foi provocado por uma vela.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora