Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mau tempo

Vendaval derruba seis árvores em Curitiba e região metropolitana

Uma forte chuva acompanhada de ventos de até 70 quilômetros por hora derrubou seis árvores em Curitiba e região metropolitana e provocou a formação de quatro pontos de alagamento na noite de quarta-feira (2), segundo registros do Corpo de Bombeiros. No Batel, na capital, uma árvore que tombou danificou um carro e quebrou um poste, deixando diversos bairros sem luz. Não houve feridos.

O incidente ocorreu na Rua Marechal José Bormann, próximo ao cruzamento com a Rua Vicente Machado. Walmir Chela, motorista do carro atingido, um Fiat Palio, estava longe do veículo no momento da queda da árvore. "Ainda bem [que não estava no carro], né?", disse ao telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV.

Até a manhã desta quinta-feira, por conta do rompimento da fiação elétrica, 48 imóveis dos bairros Batel e Bigorrilho ainda estavam sem luz. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), durante a noite, 28 mil domicílios ficaram sem energia, mas a rede foi sendo restabelecida aos poucos ao longo da madrugada. Nesta manhã, faltava luz para cerca de 300 casas, distribuídas pelos bairros Água Verde, Batel, Bigorrilho, Campo Comprido, Cidade Industrial, Jardim Botânico, Jardim das Américas, Mercês, Prado Velho, Santa Felicidade e Vila Izabel. A previsão da companhia é que a situação esteja normalizada até o fim desta manhã.

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar, o temporal foi consequência da passagem de uma frente fria associada às altas temperaturas registradas na região de Curitiba. "A frentefria por si só provocaria precipitações, mas o calor certamente contribuiu para que o evento fosse mais severo", explica.

O volume de água que caiu foi de 20 milímetros, o que é considerado normal pelo meteorologista para chuvas nesta época do ano. Para todo o mês de dezembro, a média histórica é de um acumulado de 150 milímetros de chuva na região da capital.

Estragos

As ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros foram registradas entre 22 e 23 horas. Apesar dos estragos, segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Paraná, não houve feridos, desabrigados ou desalojados em Curitiba e região.

Na Rua David Tows, no Xaxim, uma árvore caiu sobre a fiação elétrica, enquanto outra corria o risco de desabar sobre uma residência. Equipes da Copel e do Corpo de Bombeiros estiveram no local. A árvore que caiu foi removida, e a avaliação dos bombeiros apontou que não havia risco de queda da outra. Apesar disso, a árvore deve ser retirada do local ainda nesta quinta-feira (3).

O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado para atendimento a duas ocorrências de alagamento em Curitiba, na Rua Alberto Kramer, no Capão Raso, e na Rua Ivaiporã, no Alto Boqueirão. No Capão Raso, os bombeiros ajudaram a retirar de uma residência crianças que estavam ilhadas até que o nível da água baixasse. No Alto Boqueirão, em uma ocupação, uma mulher também estava isolada em uma casa, mas conseguiu sair com ajuda dos moradores antes da chegada dos bombeiros.

A chuva e os ventos provocaram estragos ainda na região metropolitana de Curitiba. Em São José dos Pinhais, foram registradas mais três quedas de árvores, nas ruas Boleslau Sochaczewski e Onofre Holtman, no bairro Afonso Pena; e na Rua Prefeito João Néster, na Cidade Jardim. Na mesma cidade houve alagamento na Rua Antônio Setim, na Vila Margarida; e na Rua Coronel Quadros, na Cidade Jardim. Em Almirante Tamandaré, uma sexta árvore caiu, às margens da Estrada do Juruqui.

Previsão

Segundo o Simepar, há previsão de novas pancadas de chuva para esta quinta-feira em Curitiba e região metropolitana. Os eventos, no entanto, devem ser mais moderados que os registrados na quarta-feira, segundo o meteorologista Samuel Braun. "A frente fria continua a influenciar na instabilidade, mas como as temperaturas não sobem muito hoje, as previsão é que chuvas sejam mais isoladas e menos intensas", diz.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.