A chuva que chegou ao Paraná na quinta-feira, acompanhado de ventos fortes, causou transtornos em várias cidades do estado. Os vendavais interromperam o fornecimento de energia elétrica em 40 municípios, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Paranavaí foi a cidade mais atingida, onde 26,8 mil unidades consumidoras ficaram sem energia. Até o meio dia de ontem, a maioria dos domicílios havia tido o fornecimento normalizado. Apenas 300 consumidores continuavam sem energia nas cidades de Olimpia, Araruna, Iporã, Assis Chateaubriand e Guaíra. Segundo a Copel, o serviço deveria ser normalizado até o fim desta sexta-feira.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, houve um vendaval em Centenário do Sul, mas ainda não é possível saber os estragos causados. Em Piraí do Sul e Ortigueira, foram registrados cerca de 70 destelhamentos. A Defesa Civil ainda está trabalhando no levantamento de todos os estragos.
Em Maringá, os ventos chegaram a 67 km/h, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. De acordo com a Defesa Civil municipal, oito árvores foram derrubadas na cidade. Segundo o Simepar, a cidade de Paranavaí registrou os ventos mais fortes no estado: 79,9 km/h. A Defesa Civil do município informa que houve apenas duas quedas de árvores, sem causar estragos a residências ou ferimentos a pessoas.
Em Curitiba, onde foram registrados ventos de 50 km/h, conforme medição do Simepar, a Defesa Civil contabilizou apenas uma ocorrência. Foi uma queda de viga em uma residência do bairro Fazendinha, sem vítimas. A Guarda Municipal e a Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) da prefeitura foram até o local para solucionar o problema.
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, uma árvore caiu sobre o telhado de uma residência de madeira na manhã de ontem. Havia moradores no imóvel momento da queda, mas ninguém ficou ferido. A casa ficou parcialmente destruída. Os proprietários tiveram de deixar a residência e estão com parentes. Segundo o Simepar, a estação meteorológica registrou ventos de 40 km/h. Segundo o Simepar, a cidade de Ventania, também nos Campos Gerais, registrou ventos mais fortes, de 70 km/h, mas o Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba, que atende Ventania, não recebeu nenhum chamado do município vizinho.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião