Altas temperaturas e umidade facilitam a formação do fenômeno
- video
As altas temperaturas e a incidência de muita umidade foram os causadores do início de um tornado, no fim da tarde de segunda-feira (3), em Guarapuava, na região central do Paraná. O fenômeno não chegou a se formar completamente, mas o que ocorreu já foi responsável pela destruição de postos de gasolina e o destelhamento de 42 casas. O Corpo de Bombeiros da cidade não registrou nenhum ferido.
O clima típico de um dia de verão deu origem a uma nuvem funil, como é chamado o início de um tornado. Não houve registro se a nuvem de fato chegou a tocar o chão, mas o professor de climatologia, Andrey Binda, acredita que houve a formação de um tornado de baixa intensidade. "Por causa do rastro de danos que foi deixado, nós podemos supor que a nuvem tocou o solo, o que caracteriza o tornado", explica. De acordo com o professor, as temperaturas previstas para os próximos dias podem facilitar a formação de outras nuvens como a registrada nesta segunda.
João Czovny, que registrou o fenômeno em uma gravação, conta que toda a nuvem tinha a aparência de um cone. "A base era circular e toda a formação parecia um funil", relata, em entrevista ao telejornal ParanáTV da RPCTV.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião