Rajadas de vento acima do normal atingiram Curitiba e Região Metropolitana nesta sexta-feira (2). Na Lapa, onde foram registradas as rajadas mais fortes, o vento chegou a 95,7 km/h. Na capital do estado, o vento alcançou 70 km/h por volta das 16h30. A chuva foi fraca e não causou estragos, segundo a Defesa Civil de Curitiba. A capital paranaense registrou 30°C e o Litoral marcou 38,9°C.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, somente Almirante Tamandaré observou estragos causados pela ventania. Ao todo, 10 casas foram destelhadas, mas nenhuma família precisou deixar a residência. A Defesa Civil do município já prestou um primeiro atendimento e distribuiu lonas para a população prejudicada.
Sobre Paranaguá caiu uma chuva forte, totalizando 35 milímetros, por volta das 17h50. O Corpo de Bombeiros da cidade informa que nenhuma casa foi afetada pelo temporal.
O meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Samuel Braun explica que os ventos moderados e fortes estão sendo ocasionados por uma frente fria que se desloca sobre o estado e cria áreas de instabilidade atmosférica. A área onde mais choveu foi a dos Campos Gerais. Ivaí contabilizou 16 milímetros de precipitação e Reserva, Ponta Grossa e Ortigueira registraram quantidades um pouco menores.
Braun alerta que a instabilidade vai persistir durante todo o fim de semana. Temporais localizados devem ocorrer sábado e domingo em todo o Paraná. No fim de semana, a temperatura não passa de 24°C em Curitiba. No litoral, os termômetros devem marcar 26°C, no máximo.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora