Quem quer aproveitar o sol em Curitiba que ainda aparece neste domingo (14) precisa se apressar: o tempo muda a partir do meio da tarde com uma nova frente fria que chega na região, que já está no eixo de Santa Catarina.
A formação dessa frente fria é o que vem ocasionando os ventos fortes que predominam na capital e em todo o estado desde a noite de sábado (13). No final da manhã de hoje, o Instituto Simepar registrou ventos de mais de 30 km/h na cidade. Na região de Entre Rios, as rajadas de vento atingiram 50 km/h.
Outros locais que tiveram ventos fortes foram: Pinhais (55,4 km/h), Pinhão (61,2 km/h) e Guarapuava (64,4 km/h).
De acordo com o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Simepar, as rajadas ocorrem quando a atmosfera busca um equilíbrio. “Estabeleceu-se uma situação de contraste, com temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul e mais quentes em Santa Catarina e Paraná. Por isso, os ventos ocorrem, e se deslocam das regiões mais quentes para as mais frias”, explica.
Frio
Depois da passagem da frente fria, que trará chuva para todo o estado, uma massa de ar frio vai fazer as temperaturas despencarem. A máxima em Curitiba cai de 24ºC esperados para este domingo para 16ºC na segunda-feira (15). Na terça-feira (16), esfria ainda mais: a mínima será de 4ºC na capital, e há possibilidade de geada.