Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Veranico faz a festa dos turistas

Wânia Pinto, que veio do Rio de Janeiro, e Inês e Afrânio Vilaça, de Belo Horizonte, estão adorando o inverno quente de Curitiba: dias ensolarados são um convite ao passeio pela cidade | Antônio More/Gazeta do Povo
Wânia Pinto, que veio do Rio de Janeiro, e Inês e Afrânio Vilaça, de Belo Horizonte, estão adorando o inverno quente de Curitiba: dias ensolarados são um convite ao passeio pela cidade (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

"Eu gosto mesmo é do inverno". Vira e mexe ouvimos essa frase por aí, daqueles curitibanos que resistem em abrir o sorriso para o calor fora de época que tem feito na capital. E a previsão é de mais dias ensolarados, pelo menos até sexta-feira, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. Não chove em Curitiba desde o dia 31 de julho. "Já são 20 dias de estiagem, mas 10 efetivos de veranico", diz o meteorologista do instituto, Lizandro Jacóbsen. Esse tem sido o mês de agosto mais quente, desde 1997, quando foi implantada a estação meteorológica do Simepar, em Curitiba.

Jacóbsen explica que o que configura o veranico são os dias secos e quentes, e a estiagem é o período sem chuvas, mas não necessariamente de calor. Quando veio a última chuva, ainda tivemos dias com temperaturas mínimas abaixo do esperado para esse mês de agosto (10,2ºC), mas que nos últimos dez dias, a média mínima e a máxima (22ºC) têm sido superiores à média. Isso porque há um bloqueio atmosférico e uma massa de ar quente está predominando em Santa Catarina e no Paraná. "O que vem do Rio Grande do Sul não passa", diz. Os ventos também estão em um alto nível de altitude, circulando pouco pela superfície.

Casacos de noite

Quem veio visitar a capital trouxe alguns casacos, que só têm sido usados de noite, quando a temperatura começa a baixar. Ao colocarem Curitiba no roteiro de férias, Inês e Afrânio Vilaça, de Belo Horizonte, foram alertados da inconstância do clima da capital paranaense. Mas desde que chegaram o sol tem sido companheiro dos passeios. "À noite a gente tem sentido um pouco de frio, mas durante o dia o calor está perfeito", diz Inês. Wânia Pinto, de 39 anos, veio do Rio de Janeiro para fazer um curso. A gerente de projetos chegou a Curitiba na última quarta-feira, e diz que já esteve na cidade no inverno e pegou 5ºC, por isso, está adorando os dias ensolarados e aproveitando para levar os filhos para passear no Jardim Botânico.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.