Wânia Pinto, que veio do Rio de Janeiro, e Inês e Afrânio Vilaça, de Belo Horizonte, estão adorando o inverno quente de Curitiba: dias ensolarados são um convite ao passeio pela cidade| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Dias perfeitos

Para quem é avesso às baixas temperaturas comuns a Curitiba, esses dias têm sido perfeitos para a prática de esportes, e até para trabalhar com mais ânimo. Os turistas também têm estranhado, mas confessam estarem gratos pelo tempo aberto. "Apesar de ser curitibana, os dias de frio deprimem. Com sol eu tenho vindo caminhar no parque e até as tarefas domésticas eu faço mais animada", conta Marília Sperancetta, de 58 anos. Já o vigilante Isael Geneski, de 43 anos, diz que esses dias de sol têm sido ótimos para praticar tênis.

CARREGANDO :)

"Eu gosto mesmo é do inverno". Vira e mexe ouvimos essa frase por aí, daqueles curitibanos que resistem em abrir o sorriso para o calor fora de época que tem feito na capital. E a previsão é de mais dias ensolarados, pelo menos até sexta-feira, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. Não chove em Curitiba desde o dia 31 de julho. "Já são 20 dias de estiagem, mas 10 efetivos de veranico", diz o meteorologista do instituto, Lizandro Jacóbsen. Esse tem sido o mês de agosto mais quente, desde 1997, quando foi implantada a estação meteorológica do Simepar, em Curitiba.

Jacóbsen explica que o que configura o veranico são os dias secos e quentes, e a estiagem é o período sem chuvas, mas não necessariamente de calor. Quando veio a última chuva, ainda tivemos dias com temperaturas mínimas abaixo do esperado para esse mês de agosto (10,2ºC), mas que nos últimos dez dias, a média mínima e a máxima (22ºC) têm sido superiores à média. Isso porque há um bloqueio atmosférico e uma massa de ar quente está predominando em Santa Catarina e no Paraná. "O que vem do Rio Grande do Sul não passa", diz. Os ventos também estão em um alto nível de altitude, circulando pouco pela superfície.

Publicidade

Casacos de noite

Quem veio visitar a capital trouxe alguns casacos, que só têm sido usados de noite, quando a temperatura começa a baixar. Ao colocarem Curitiba no roteiro de férias, Inês e Afrânio Vilaça, de Belo Horizonte, foram alertados da inconstância do clima da capital paranaense. Mas desde que chegaram o sol tem sido companheiro dos passeios. "À noite a gente tem sentido um pouco de frio, mas durante o dia o calor está perfeito", diz Inês. Wânia Pinto, de 39 anos, veio do Rio de Janeiro para fazer um curso. A gerente de projetos chegou a Curitiba na última quarta-feira, e diz que já esteve na cidade no inverno e pegou 5ºC, por isso, está adorando os dias ensolarados e aproveitando para levar os filhos para passear no Jardim Botânico.