Sem a influência dos fenômenos El Niño (que aumenta o volume de chuvas) e La Ninã (que deixa o tempo mais seco), o Paraná deverá ter um verão bastante típico em 2012/2013, com as temperaturas elevadas durante todo o dia e com pancadas de chuva decorrentes do calor entre o final da tarde e à noite. Oficialmene, o verão começa na próxima sexta-feira (21).
De acordo com Reinaldo Olmar Kneib, meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, os paranaenses não vão enfrentar períodos muito secos ou volumes intensos de chuva. "Não vai ter muitas surpresas. Podem vir, claro, frentes frias que derrubem a temperatura, mas a tendência é calor e chuva no final do dia, como temos visto nesta semana", afirma.
Moradores das regiões oeste e sudoeste podem esperar temporais mais intensos do que os de outras regiões do Paraná, já que, de acordo com Kneib, estas são as regiões normalmente mais atingidas pela chuva. No norte, sul, leste e centro-sul, a expectativa é de "aguaceiros" típicos menos fortes.
Temperatura
Em todo o estado, as temperaturas já serão elevadas desde o período da manhã. Na capital e região, as temperaturas médias previstas devem ficar entre 17ºC e 29ºC, podendo alcançar em torno de 32º nos dias muito quentes. No Oeste, os termômetros podem marcar entre 21ºC a 33ºC, com possibilidade de chegar até 38ºC.
No litoral, a temperatura ficará entre 20ºC e 33ºC. Na região Norte, a previsão é de termômetros variando entre 19ºC e 31ºC. Na região centro-sul, onde o calor é menos intenso, os termômetros oscilam entre 16ºC a 25ºC.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora