O verão no Paraná deve ter dias de muito calor e chuvas típicas da estação. Sem a influência dos fenômenos El Niño e La Niña, as condições meteorológicas ficarão parecidas com as registradas historicamente durante o período. O alerta vai para o fato de haver chance de chuvas fortes, vendavais, queda de granizo e raios, conforme previsão do Simepar.
Quando o El Niño ou a La Niña ocorrem, as águas do Oceano Pacífico sofrem uma alteração de temperatura. No primeiro caso, o problema é o aquecimento além do normal e, no segundo, o resfriamento. Como nenhum dos dois fenômenos acontece em 2014, as temperaturas e o regime de chuvas não terá grande alteração em toda a Região Sul.
A meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar, diz que as chuvas no Paraná nesta estação ocorrem, sobretudo, por causa do aquecimento durante o dia. "O problema da chuva do verão é que se dá de maneira mal distribuída. Pode haver uma chuva em um local e em uma fazenda ao lado, não."
A região que terá as maiores médias de temperatura será o Litoral do Paraná, com máxima média de 30ºC e mínima média de 20ºC. Mas o calor traz um problema, que é a maior ocorrência de chuva. Na região litorânea deve chover entre 190 a 420 milímetros por mês de janeiro a março.
Em Curitiba e região, as temperaturas médias serão as menos altas, com a máxima na casa dos 25ºC e as mínimas na faixa dos 16ºC. A marca é parecida com as médias que devem ser registradas no Sul, entre 16ºC e 27ºC. Nas duas regiões, a quantidade de chuva deve ser parecida, com previsão de cair, por mês, entre 100 e 230 milímetros de chuva.
O Noroeste e o Sudoeste devem ter as médias de temperatura mais altas do estado. Na região de Maringá as máximas fecharão média de 29ºC, assim como na região de Francisco Beltrão.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora