Uma boa notícia para quem está começando a se preparar para curtir o verão. A estação, que começa exatamente às 16h35 da próxima quarta-feira (dia 21), deve ser um pouco mais quente do que o normal na maior parte do Paraná, inclusive em Curitiba e no litoral. De acordo com a previsão climatológica do Instituto Tecnológico Simepar, em geral as chuvas no estado ficarão dentro da média histórica do verão. Com a exceção da região das praias e da capital. Nada, porém, que venha a atrapalhar as férias. No Leste do Paraná, as chuvas devem ser apenas ligeiramente mais freqüentes ou intensas do que o normal para a estação (veja infográfico).
De um modo geral, o verão 2005-2006 vai ser uma estação dentro da normalidade climática. O meteorologista Marcelo Brauer, do Simepar, afirma que o clima no Paraná não será influenciado por fenômenos meteorológicos como o El Niño, o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que costuma causar muita chuva no Sul do Brasil. Por isso, a temporada não será muito mais chuvosa do que o normal. Mas também não será uma estação seca, porque o fenômeno La Niña, o esfriamento do Pacífico, que costuma causar estiagem no Sul, também não está sendo verificado, diz o meteorologista.
As chuvas que ocorrerem no Paraná daqui em diante devem ter distribuição irregular, caindo em algumas regiões e em outras não. Ou seja, serão as tradicionais chuvas de verão. "Teremos pancadas intensas e rápidas seguidas de um intervalo maior até a próxima chuva", explica Brauer. Principalmente as regiões da capital e o Oeste, Sudoeste, Sul e litoral devem ser afetados por essas chuvas intensas e de curta duração, muitas vezes acompanhada de vendavais e granizo.
Os temporais associados à queda de granizo podem acontecer sobretudo quando houver a entrada de frentes frias, que se chocam com massas de ar quente. "Sempre que houver a chegada de frentes frias, elas vão estar associadas a raios e à maior velocidade dos ventos, podendo até chover granizo", diz Brauer.
Nas praias e em Curitiba, janeiro deve ser o mês mais chuvoso do verão. Já as temperaturas, tanto no litoral como na capital, gradativamente vão aumentar até fevereiro, que será o mês mais quente da estação. De acordo com a previsão meteorológica do Simepar, em Curitiba as temperaturas máximas de dezembro vão ficar, em média, levemente acima dos 25°C. Em janeiro, os termômetros marcarão mais de 26°C, em média. E, em fevereiro, as médias das máximas ficarão ligeiramente maiores do que em janeiro. Já no litoral, as máximas devem ultrapassar os 29°C em dezembro e os 30°C, em janeiro e fevereiro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora