A previsão meteorológica da temporada de verão 2009 no Litoral seguirá a tendência dos anos anteriores, com a temperatura média entre 20 e 30 graus. A estação deverá ser chuvosa - em decorrência do calor -, principalmente nas tardes e no começo da noite.
A previsão é do Instituto Tecnológico Simepar com base nas temperaturas e índice de chuva registradas nos verões anteriores. Pega-se o menor e o maior índice registrado em cada mês do período e chega-se à variação esperada para cada mês. "Fazemos uma média com informações de anos anteriores. Isso não quer dizer que a temperatura não possa ser maior ou menor", explica o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar.
A variação da temperatura para o mês de janeiro fica entre 20,6 e 30,3 graus. Em fevereiro deverá haver uma pequena elevação, fica entre 21,1 e 30,4 graus. As temperaturas em março, normalmente, são um pouco mais amenas - a variação fica entre 20,2 e 29,1 graus.
O mesmo acontece com o índice de chuva. Janeiro e fevereiro, normalmente, são mais chuvosos e a banda de variação fica entre 280 e 420 milímetros e 250 e 390 milímetros, respectivamente. Isso acontece porque o calor é mais intenso e possibilita a formação de áreas de instabilidade, e por conseqüência chove mais. "O comportamento das chuvas nesse período é causado pelo encontro da massa de ar quente com a umidade que vem do oceano. O ar quente, quando encontra essa umidade, transforma-se em nuvem", comenta Lizandro Jacobsen, que também é meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar.
O índice mínimo esperado para o mês de março é de 190 milímetros e o máximo é 400. "Em março a temperatura diminui, e os ventos para chuva também, por isso a banda de variação é maior", afirma Braun.