Foram recolhidas 11 toneladas de lixo na areia no primeiro dia do ano nas praias de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. AA limpeza começou no dia 23 de dezembro e, até o dia 31, recolheu 112 toneladas de lixo.
Segundo Roberto Façanha, diretor da Ecocity Soluções Ambientais, empresa responsável pela coleta, o número é 20% maior que nos anos anteriores. "Esse número mostra uma quantidade maior de pessoas no nosso litoral esse ano", afirma Façanha.
A coleta do lixo nas praias é feita por uma equipe de cerca de 160 pessoas a partir das 9h30 da manhã. Façanha explica que dessa maneira, com todos vendo o trabalho de limpeza, a ação é mais co-participativa: "a vantagem de trabalhar durante o dia é fazer uma educação ambiental, as pessoas veem a limpeza e participam instintivamente, levando elas mesmas os resíduos até os lixeiros".
Além da coleta manual, a equipe conta com a ajuda de seis dumpers, que acumulam o lixo durante o trajeto da equipe, e seus saneadoras, que são usadas durante a noite para limpar a areia de bactérias e microlixos, como bitucas de cigarro ou cacos de vidro.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Eutanásia para pessoas com deficiência e demência, no Canadá há pressa para matar