A Avenida Arthur de Abreu, no centro histórico de Paranaguá, foi transformada em passarela do samba no sábado (21), segundo dia de carnaval da cidade, e recebeu cerca de 13 mil pessoas. A maioria dos foliões eram moradores de Paranaguá, que foram atraídos pelo desfile de dois blocos carnavalescos e cinco escolas de samba do grupo de acesso.
Desfilaram sábado na avenida a Império do Irajá (220 componentes), Unidos da Vila Alboit (250), Leão da Estradinha (300), Junqueira (280) e Acadêmicos do Litoral (300).
Neste domingo (22), também às 20 horas, entra na avenida o grupo especial, com as escolas Filhos da Gaviões, União da Ilha, Unidos da Ponta do Caju, Mocidade Unida do Jardim de Santa Rosa e São Vicente. Ao todo, as dez escolas têm 3.450 componentes.
Às 22 de sábado, duas horas depois do começo, as arquibancadas da avenida estavam lotadas. De adolescentes a famílias inteiras. O casal Luis Carlos Bernaski, 60 anos, e Arilda Pioli Bernarski, 59, que se conheceram em outra festa tradicional de Paranaguá, a de Nossa Senhora do Rocio, acompanham o desfile há 40 anos. "Não é uma coisa para a qual nos planejamos, mas eu gosto de vir e trago sempre meu marido comigo. É tudo muito bonito."
Já a estudante Clodine Nunes, 22 anos, e o marido Reinaldo Chichoski, 25, e a filha Nicoly, 2 anos, vêm para encontrar os amigos dentro e fora da passarela. "Tenho muitos amigos tanto na organização quanto nas escolas de samba. Venho todos os anos para prestigiá-los."
Nesse sábado (21) as cinco escolas do grupo de acesso a desfilar foram a Império do Irajá (220 componentes), Unidos da Vila Alboit (250), Leão da Estradinha (300), Junqueira (280) e Acadêmicos do Litoral (300). Neste domingo (22), também às 20 horas, entra na avenida o grupo especial, com as escolas Filhos da Gaviões, União da Ilha, Unidos da Ponta do Caju, Mocidade Unida do Jardim de Santa Rosa e São Vicente. Ao todo, as dez escolas têm 3.450 componentes.
Campeã
A apuração do desfile de Paranaguá começa na segunda-feira (23), às 12 horas. Ainda no mesmo dia ocorre na cidade o desfile do Carnailha, na raça Ciro Abalem, na Ilha dos Valadares, o desfile do Bloco dos Sujos, na Avenida Arthur de Abreu, e o concurso de fantasias da Melhor Idade, no Clube Literário sede urbana. O desfile das escolas de samba campeãs do carnaval 2009 será na terça-feira (24), a partir das 18 horas.
O que você está achando do carnaval deste ano no Litoral do Paraná? Deixe seu comentário no formulário abaixo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião