A despedida de 2014 foi chuvosa no Paraná, mas o novo ano iniciou com clima seco em todo o estado. A quinta-feira (1º) amanheceu ensolarada na maior parte das regiões e o dia deve ser de temperaturas elevadas. O calor e a umidade favorecem a ocorrência de pancadas isoladas de chuva durante a tarde, podendo haver temporais na região Sudoeste, onde precipitações podem ocorrer ainda pela manhã.
De acordo com o Instituto Simepar, o primeiro dia do ano apresenta uma intensificação da instabilidade já verificada em toda a região Sul do país nos últimos dias de 2014. A frente fria que forma sobre o território gaúcho pode provocar chuvas fortes a qualquer hora do dia. O tempo instável também provoca alterações no clima do Paraná, com condição para temporais isolados com ventos fortes. Apesar disso, o tempo segue muito abafado e com calor elevado, principalmente no Noroeste e na faixa litorânea.
Nessa quinta-feira (1º), os termômetros registram a típica amplitude térmica do Paraná em todas as regiões: Curitiba amanheceu com mínima de 19°C e ao longo do dia alcança máxima de 29°C; Paranaguá e Litoral vão de 23°C a 33°C; no Norte, a máxima fica com Maringá, com 32°C e a mínima com Londrina, 20°C; em Foz do Iguaçu, onde a chuva chega ainda pela manhã, a temperatura varia de 22°C a 33°C; em Pato Branco, no Oeste, os termômetros marcam mínima de 20°C e máxima de 29°C.
A partir de sexta-feira (2), no entanto, o cenário muda. A frente fria que se aproxima pelo Paraguai espalha-se pelo estado, provocando chuvas em todas as regiões. As temperaturas ainda se mantêm altas, com máximas de 34°C em Guaíra e 30°C em Curitiba, e mínimas de 18°C em União da Vitória e 19°C em Ponta Grossa.
Já no fim de semana, as temperaturas caem mais significativamente, principalmente na região Leste do estado. Em Curitiba, no sábado, teremos máxima de 24°C e mínima de 17°C, e no domingo, 23°C e 16°C. Quem está no Litoral também deve sentir a queda dos termômetros, em Paranaguá e região, além da chuva, a temperatura não deve passar de 26°C. A partir de segunda-feira (5), o clima volta a ter cara de verão, com sol e calor.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura