• Carregando...
 | Fernanda Carollo
| Foto: Fernanda Carollo

O verão chega e junto com ele o calor e as novidades. Para ajudar a se refrescar, tendências de esportes, alimentação e beleza que combinam com a estação mais aguardada do ano serão encontradas nas praias e nas cidades. Segundo Paula Abbas, coolhunter e diretora da Lemon School, "estamos numa onda de quietude, com slow food, slow drink, cores menos vibrantes, baixando o tom, como a cor da Panete (violeta). É um marco de calma". Na mesma linha, a coolhunter da Berlin, Andrea Greca Krueger, explica que há uma tendência de volta à natureza: "as pessoas buscam coisas mais primitivas e naturais". Se uma andorinha só não faz verão, veja as cinco tendências que podem:

Remando de pé

O Stand Up Paddle, mais conhecido como SUP, é um misto de surfe com canoagem. O praticante fica de pé em uma prancha e usa um remo para se movimentar pela água (foto). A prática foi inventada por surfistas do Havaí e trazida para o Brasil por volta do ano 2000. Segundo os educadores físicos e professores de SUP da escola Astral da Ilha Surf Club, na Ilha do Mel, Rodrigo Machado e Juliano Pilati, o esporte exercita vários músculos do corpo e desenvolve o equilíbrio. "O SUP é um esporte para todas as idades, sem nenhum tipo de restrição", acrescentam. O esporte pode ser praticado tanto no mar como em lagos ou represas. Um cuidado importante para quem se aventurar é atentar às condições climáticas: chuvas e ventos fortes podem reoresentar perigo para os praticantes. Outro dispositivo de segurança importante é o uso do leash, a cordinha que prende a prancha ao tornozelo do praticante.

Cerveja artesanal

Entre as tendências de bebida para o verão estão as cervejas artesanais. "Elas deram um boom. O público está trocando produtos industrializados por itens mais artesanais", diz Paula Abbas. Além disso, segundo a coolhunter, o produto gerou um novo tipo de encontro, a degustação de cerveja. "Muitos amigos se encontram, compram garrafas de cervejarias diferentes e degustam." A procura é tanta que em outubro passado a Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses organizou o Concurso Paranaense de Cerveja Feita em Casa, que analisou 74 amostras em seis categorias diferentes. Outra bebida em alta no verão é o Spritz, uma mistura de champagne e Aperol, bebida cor laranja comercializada pela Campari.

Fruta no Palito

As paletas, picolés de receita mexicana com frutas naturais e creme no palito, prometem ser sensação. Elysa Barranco Mendoza e o marido, o mexicano Miguel Mendoza, tiveram a ideia de trazer a receita para Curitiba quando voltaram do México. A receita precisou de algumas adaptações até começar a ser vendida em 2011. De lá para cá, a empresa abriu quatro lojas e se prepara para abrir mais duas no ano que vem. Uma delas, em Morretes, foi uma surpresa. "Não esperávamos tanto movimento como estamos tendo", diz Elysa.

O sabor mais vendido pela Paleteria é o de morango com leite condensado, presente de Miguel para Elysa, que também inventou os sabores de brigadeiro e paçoca. Sabores bem diferentes ao mais vendido no México: uma mistura de manga, pimenta, sal e limão. Para venda em Curitiba, o sabor mais clássico foi adaptado e é feito apenas com manga e pimenta. Outros sabores tradicionais são de flor de hibisco e arroz doce. O sucesso foi tão grande que outras empresas começaram a também produzir o sorvete.

Pele e cabelo

O visual de pele que parece natural e o cabelo com aparência de molhado já apareceram em desfiles internacionais, como Gucci e Prada, e devem ser uma tendência de beleza para o verão. "Como a estação pede coisas leves, em roupas, calçados, maquiagem e cabelos, a regra agora é realçar a beleza natural", diz Susan Jacomel, consultora de imagem. As dicas de Susan para fazer a maquiagem natural em casa é usar um rímel, um lápis mais fraco nos olhos, blush e gloss ou batom em tom de boca. Para o cabelo com aspecto molhado, é possível usar óleos capilares e pomadas.

Corda bamba

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Segundo a coolhunter Andrea Greca Krueger, outra tendência para o verão é o Slackline (foto), a fita elástica presa entre dois pontos fixos (normalmente árvores) a uma certa altura do chão, em que os praticantes se equilibram para andar e fazer manobras. O esporte já é praticado em vários parques de Curitiba e deve ser levado para as praias no verão. Basta apenas a fita, que pode ser encontrada em lojas de equipamentos esportivos e de alpismo. Um cuidado necessário é se alongar e usar um colchão como proteção para tentar manobras. O estudante André Luz, que já pratica o slackline há dois anos, conta que a atividade não é apenas um exercício físico, mas também um evento social. "Comecei a praticar quando encontrei um pessoal fazendo no Parque Barigui. Fui perguntar o que era e ficamos amigos. E é sempre assim, o pessoal começa a praticar junto. A gente se diverte", diz André.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]