Família Cabel reuniu três gerações – filha, mãe e avó – na areia da praia de Caiobá| Foto: Amanda Audi, especial para a Gazeta do Povo

Veranista que passa as festas de fim de ano no Litoral do Paraná sabe que tem que ter paciência para algumas coisas. As estradas ficam cheias, a areia também. A chuva ou o tempo nublado são companheiros constantes. Mas na noite do dia 31, quando o relógio está próximo da meia noite e as pessoas começam a fazer a contagem regressiva em voz alta, nada disso parece ter importância. Nas ruas, crianças gritam "Feliz 2013!" para quem passa. Senhoras colocam cadeiras nas varandas para ver os fogos. O sentimento geral é de que alguma coisa grande vai acontecer.

CARREGANDO :)

Veja imagens da queima de fogos

Assim pensa a família Cabel, que reuniu três gerações – filha, mãe e avó – na areia da praia de Caiobá para ver o show dos fogos de artifício organizada pela prefeitura de Matinhos. Foram 15 minutos de luzes e estouros dos mais variados, disparados de quatro pontos diferentes da orla. No chão, cerca de 500 mil pessoas assistiam, quase que em silêncio. O calçadão e a rua da praia ficaram lotadas. "Esse ano foi mais bonito que os outros porque deu pra ver os fogos da praia inteira", diz Sandra Regina Cabel, a mãe. A família, que é de Curitiba, disse que, apesar de algumas dificuldades apresentadas pelo Litoral durante a temporada ("Falta saneamento, melhor escoamento da água", apontam), ninguém se importa com isso na noite da virada. "No sábado (29) teve aquela chuva que alagou um monte de rua [de Matinhos], mas olha só, ninguém foi embora e todo mundo está feliz pra caramba, fazendo a festa", sorri. Muitos fizeram questão de molhar os pés e pular as sete ondinhas. E para não deixar brecha nenhuma para o azar, teve gente que acumulou tradições. As curitibanas Letícia Bonfiolli, jornalista, e Franciele Romero, bancária, pularam ondas, usaram roupas brancas, comeram sete uvas para guardar os caroços na carteira e brindaram com taças o ano novo na praia de Caiobá.

Publicidade

Elas alugaram uma casa em Praia de Leste, mas optaram por virar o ano na festa de Matinhos. "A noite promete, porque parou de chover e está tudo lindo. Agora vamos ficar perto do trio elétrico e ferver", afirmaram. Na festa, dois trios elétricos animaram a multidão. Um com a banda Lefigarroo, que toca sucessos populares, e outro de músicas gospel. Os desejos para 2013? "Saúde, sorte, dinheiro, curtição... Vixi, acho que tudo!". E para garantir a animação, tem gente que precisa suar a camisa. Jeferson Luiz Cantini, proprietário de uma barraca de cachorro-quente na orla de Caiobá, sabe bem o que é isso. Há 12 anos ele passa o ano-novo longe da família para trabalhar. "É ruim deixar de dar um beijo no filho, um abraço nos pais, mas se a gente não trabalha agora ficamos sem inverno. Por isso fazemos tudo com alegria", afirma, já que boa parte da sua renda é garantida durante os meses de temporada.

Veja imagens da queima de fogos