Depois de comemorar o Ano Novo nas praias, algumas famílias devem retornam a Curitiba nesta quinta-feira (1º). O movimento promete continuar intenso nas estradas que ligam a capital do estado ao litoral do Paraná e às praias de Santa Catarina, principalmente no sentido de retorno. Ao todo, são esperados 66 mil carros de volta à capital.
A Ecovia, concessionária que administra o trecho da BR-277, espera 24 mil carros na volta à Curitiba. O horário de pico deve acontecer entre as 20 e as 21 horas, quando devem passar 2 mil automóveis por hora. A concessionária informa que domingo (4) será o dia de maior movimento para toda a temporada, quando mais 40 mil veículos devem voltar a Curitiba.
Quem retornar de Santa Catarina pela BR-376/BR-101, também enfrentará tráfego intenso. A Autopista Litoral Sul, responsável pelo trecho, informa que são esperados cerca de 42 mil carros no sentido norte, em direção à capital do estado. Serão 1.750 mil carros por hora durante todo o dia.
Para quem viajar para o interior do estado pela BR-376, o fluxo aguardado é de 22,2 mil veículos ao longo do dia nos dois sentidos, o que representa um movimento 18% menor que o registrado em dias normais. Já o domingo deve ser mesmo o dia de maior movimento, com 57 mil veículos circulando pela BR-376 sentido Curitiba e interior (média de 3 mil por hora), o equivalente a um fluxo 110% maior do que o normal.