Algumas tendências de comportamento sempre acabam marcando a estação mais esperada do ano e fazem com que cada verão ganhe características próprias. Daquela música tocada insistentemente pelos carros estacionados à beira-mar ao modelito que impera entre as musas da areia. O verão 2005-2006 não vai ser diferente. Algumas tendências para a moda, música, balada e lazer já começam a despontar.
1. Sungas e biquínis comportados
Os biquínis e as sungas estarão mais largos e comportados neste ano. Nas mulheres, a roupa de banho será maior tanto na parte de baixo quanto em cima. "É claro que para tomar sol continuam os mais cavados", opina a estilista Lina Krieger, da marca KAS. As estampas são variadas. Aparecem em estilos tribais, com bolinhas, tipo oncinha e inspiradas nos hippies dos anos 70. A moda de praia também vem no ritmo de Copa do Mundo. "As estampas sempre terão alguma coisa que lembre o Brasil", ressalta a estilista. Para os homens, os sungões para os homens também continuam em alta.
2. Saída (de banho) direto para a balada
As batas e as cangas perdem espaço para as saias e vestidos curtos ou longos. A estilista Lina Krieger aposta nos longos com estampas sempre inspiradas na Grécia Antiga ou nos hippies dos anos 70. "São opções inclusive para quem pretende sair da areia e ir direto para a balada", afirma. Já o estilista Silmar Alves sugere o uso das minissaias de malhas finas. "Podem ser godês ou com babados suaves nas barras."
3. Coqueluche européia
Saia longa evasê ou em babados. Segundo o estilista Silmar Alves, esta foi a coqueluche no último verão da Europa. "E deve se repetir aqui. Acompanhada de tops, ou mesmo com uma (camiseta) básica branquinha adornada e complementada de colares. As cores são bem variadas. Cada um usa o que lhe cai bem e conforme a sua necessidade."
4. Muitos acessórios
Os acessórios vêm com tudo no verão. Para proteger o rosto das mulheres, chapéus com abas largas e em fibras naturais. Os óculos estão diferentes neste ano, diz a estilista Lina Krieger. "As máscaras deixam espaço para os óculos de estilo Ray-Ban." Colares, gargantilhas, pulseiras e pingentes também vão estar em alta. "Mas nunca devem ter a conotação de algo chique. Devem ser divertidos", ressalta o estilista Silmar Alves.
5. Funk, o ritmo da estação
O gerente de programação da rádio 98 FM, João Santos, prevê que o funk deve liderar o ranking das mais pedidas nas rádios Outro ritmo que deve entrar no gosto do público é o da banda paraense Calypso. Já nas pistas, a música eletrônica ainda reina absoluta. Mas deve aparecer mais suave, diz o proprietário do Café Curaçao Guaratuba, Jonny Basso. "O techno está perdendo espaço para um som mais leve, como o house", diz ele. "Vai ser um house music mais forte do que nos outros anos, com muito vocal", aposta o DJ Raul Aguilera, da Vibe.6. Adrenalina pura
Os esportes de aventura devem continuar em alta nesta estação. Escalada, canoagem, arvorismo e rafting oceânico estão entre as atividades que devem ocupar os veranistas . "As pessoas vêm para praia procurar mais qualidade de vida. Querem aproveitar o verão para sair do sedentarismo e praticar atividades físicas", diz a diretora de lazer da Paraná Esporte, Zuleica Korotiak.
7. Tecnologia na beira-mar
Cada verão verão tende a ser mais tecnológico que o anterior. Esta temporada não vai ser diferente. Os celulares com câmera, para registrar cada momento do verão, devem continuar em alta. Porém, a grande novidade vai ficar por conta dos Ipods (aparelhos que tocam música em formato MP3), uma boa pedida para a hora da caminhada ou corrida na avenida.
Agradecimentos: KAS, Hotel Parque Balneário Caiobá e modelo Isadelly Franzen.
Produção: Jonathan Campos e Tatiana Duarte.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp