Uma das sensações gastronômicas do verão atende pelo nome em inglês de frozen yogurt. A tradução, ao pé da letra, é iogurte gelado. Mas se parece mesmo é com sorvete de iogurte. Ele é mais cremoso, mais gelado e mais nutritivo do que o sorvete convencional.
Em qualquer capital brasileira lá está ele, o frozen yogurt servido em potes de isopor e acompanhado por pedaços de morango, kiwi, chocolate ou estrogonofe de nozes. Ou os acompanhamentos que você preferir do buffet de guloseimas. A estrela do verão dos trópicos, no entanto, veio de uma outra terra famosa pela gastronomia. "Vi pela primeira vez o frozen yogurt em uma feira na Itália em 1995 e já trouxe para o Brasil", conta Nelson Cotovicz, proprietário das Sorveterias D'Vicz e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Sorvetes (Abis). Ele, que foi o primeiro a trazer o produto para o país, conta que desde aquela época o produto à base de iogurte é servido no buffet de sorvetes da rede, mas só nesta temporada ganhou um quiosque exclusivo.
Foi por lá que, em menos de dois dias de praia, o estudante curitibano Alexandre Fraga (fotos), de 12 anos, partiu para o sétimo pote de iogurte gelado. "É mais gostoso do que o sorvete tradicional", afirmou ele, entre colheradas no iogurte natural acompanhado de coco ralado, granola e chocolate. Aos interessados, o garoto recomenda o frozen yogurt sabor natural.
A professora Rosana Ilhéu, 42 anos, de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, também é fã do produto. "O sabor é inconfundível e é mais saudável", descreve a professora acompanhada da filha, Ana Paula Boeira, de 15 anos, que concorda com a mãe.
Serviço:
Sorveteria D'Vicz em Matinhos: Quiosque à Beira Mar, n Av. Atlântica com a Rua Alvorada, e lojas na Av. Atlântica com Rua Apucarana e Rua Ipiranga com Rua Presidente Kennedy.