Se no verão passado o hit da estação era a música eletrônica, neste ano o estilo sertanejo invade o Litoral. Basta dar uma volta pelo calçadão para perceber que o som que toma conta dos barzinhos, lanchonetes e porta-malas abertos dos carros é a música sertaneja. Enquanto nas capitais a tendência já ganhou público fixo, numeroso e fiel, nas praias o ritmo é trazido pelos veranistas.
Nas principais casas noturnas do Litoral paranaense, sexta e sábado são dias de show. Para os fãs, que lotam as baladas, a diversão é garantida. O ritmo dançante com músicas que falam de amor, festa e da vida interiorana empolga a galera. No último fim de semana, o show da dupla Fernando e Sorocaba lotou o Café Curaçao, casa noturna de Guaratuba, ao reunir oito mil pessoas mesmo debaixo de chuva. "Não tem como ficar parada. É contagiante, quase uma inspiração", diz a estudante Fernanda Malinski, 16 anos. Ela e a mãe, Cláudia Ribeiro, 37 anos, curtem as festas juntas. "Estou mostrando para ela esse mundo, que integra o campo e a cidade, e que é maravilhoso", explica a médica veterinária que mora em Curitiba e passa as férias em Guaratuba.
Sertanejo universitário
Universitários do campo e da cidade são o principal público das baladas sertanejas. Muitos chegam a admitir que consideravam o ritmo brega, mas, aos poucos, foram conquistados pela atualização do estilo, que leva o nome de sertanejo universitário uma batida mais acelerada que mistura elementos do rock, pop e do axé. "Faz três anos que comecei a gostar. Hoje, curto festa sertaneja todo o fim de semana. Sempre tem muita gente bonita, adoro!", conta a fisioterapeuta recém-formada, Loren Stadler, 21 anos, que tinha todas as músicas da dupla na ponta da língua.
Para entrar no clima do interior, a galera não se intimida com as altas temperaturas do litoral e veste mesmo chapéu e bota. "Em show sertanejo não tem como não vestir. Sem isso não é a mesma coisa", diz Viviane Bianchi, 22 anos, estudante de Direito de Joinville (SC). Ela e o namorado, Michael Almeida de Souza, 23 anos, estudante de Psicologia em Londrina, são fãs do ritmo e tem a dupla César Menotti e Fabiano como os preferidos.
* * * * *
Interatividade
E você, o que curte na balada? Qual é a música que agita sua noite?
Escreva para verao@gazetadopovo.com.br ou deixe seu comentário abaixo
Sua balada poderá fazer parte do próximo caderno.