Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Abastecimento

Água apresenta alteração de cor, mas pode ser usada

Maria da Conceição reclama que água sujou toalhas bracas | Walter Alves/Gazeta do Povo
Maria da Conceição reclama que água sujou toalhas bracas (Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo)

Na terça-feira, dia 1.º, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) detectou uma alteração na cor da água que abastece o Litoral do estado. Segundo a companhia, o problema foi ocasionado em apenas alguns locais, chamados "pontos de rede", como ruas sem saída, onde a rede não tem circulação plena e alguns resíduos do tratamento se desprendem da tubulação. O gerente da unidade do Litoral da Sanepar, Romilson Gonçalves, afirma que a situação é resultado do alto consumo de água durante a temporada e deveria ser normalizada ainda ontem. "Houve reclamações e estamos com equipes em campo em alguns pontos", afirmou.

A dona de casa Maria da Conceição Andrade enfrenta problemas no abastecimento de sua casa desde terça-feira. "As toalhas que usamos ficaram com manchas amarelas, parecendo uma ferrugem", conta. Ela também relata que, ao encher uma piscina para crianças em casa, viu que o fundo estava com lodo. "Liguei na Sanepar e disseram que era problema na caixa d’água, mas enchemos a piscina com água da rede", diz. Moradora de uma casa no centro de Matinhos há 15 anos, ela disse que é a primeira vez que ela vê uma situação como esta.

Sem risco

Gonçalves explica que, mesmo com a alteração da cor, a água está própria para o consumo. "Não há risco. A água está potável. É uma situação normal em casos de manutenção, por exemplo. É um desprendimento natural pela alta agitação da rede", diz. Em Pontal do Paraná e em Matinhos, equipes da Sanepar estão fazendo análise da água e, de acordo com Gonçalves, a qualidade está dentro dos padrões.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.