A noite de ano-novo no Litoral parece ter sido tranquila, de acordo com números divulgados pela Polícia Militar (PM) e pelos Bombeiros. Para o Major Adônis Nobor Furuushi, porta-voz da PM no estado, o número de ocorrências registradas durante as 8h do dia 31 e 8h do dia 1º era o esperado. "Houve um grande número de veículos no Litoral, mais que o ano passado, o que gerou um grande número de notificações. Foram mais de 900 multas nas cidades e nas estradas, sendo que 479 por excesso de velocidade", afirma.

CARREGANDO :)

Ele destaca a baixa quantidade de multas aplicadas por embriaguez no volante: apenas dois casos. "As campanhas de conscientização devem estar surtindo efeito", acredita. A PM também realizou mais de 1600 abordagens de pessoas e veículos durante o período. 15 pessoas foram presas, sendo sete por furto e uma por roubo.

O número de notificações por perturbação do sossego registrado este ano também chamou a atenção do Major Adônis. Foram 43 situações, o que resulta em menos de duas por hora. O número é considerado baixo pelo oficial. No total, de 20 de dezembro até a manhã desta terça-feira (1º), foram 358 notificações de perturbação do sossego e de tranquilidade. No último verão, somou-se 366 situações – considerando o período de 20 de dezembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012, ou seja, 21 dias a mais que a contagem deste ano.

Publicidade

Caso a proporção de ocorrências por perturbação do sossego ou tranquilidade se mantenha nos próximos dias, o número pode chegar a ser 2,5 vezes maior que o registrado no mesmo período da última temporada.

O número de pulseiras de identificação distribuídas pela PM para as crianças no Litoral nesta Operação já superou em 30% ao do ano passado. Até 1º de janeiro, foram 5.135 pulseiras distribuídas nas praias e em eventos de fim de ano. No ano passado, todo o primeiro mês da Operação Verão registrou 3.975 pulseiras entregues a crianças.

Segundo o Tenente Eziquel Siqueira, dos Bombeiros, a noite de ano-novo teve poucas ocorrências. "A noite foi tranquila, considerando a grande quantidade de gente que passou a virada no Litoral", afirma. Desde o início da Operação Verão, os bombeiros realizaram 248 resgates e 437 advertências. O número registrado para queimaduras de água-viva é apenas três.