Orientação é para que veranistas só se banhem onde houver salva-vidas| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

As ocorrências de salvamentos aumentaram neste feriado de ano novo no Litoral em relação ao do ano passado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, de 31 de dezembro até o dia 4 de janeiro foram 238 salvamentos, contra 184 do mesmo período da virada de 2007 para 2008. Já o número de morte caiu de duas para uma.

CARREGANDO :)

O tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas dos Bombeiros, afirma que o aumento se deve ao perfil do público que frequenta a praia nesse período: jovens desacompanhados dos pais. "Este aumento se deve principalmente ao banhista que subestima os perigos do mar e à maior atenção que vem sendo dada pelas equipes de socorro", explica o tenente.

Os balneários de Ipanema e Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná, foram os que mais registraram salvamentos. "Reforçamos o pedido para que as pessoas sigam a orientação do bombeiro que está na areia. É importante perguntar qual o melhor local para fazer o banho de mar e nunca ultrapassar um limite seguro dentro da água", alerta o tenente em entrevista ao site da Agência Estadual de Notícias.

Publicidade

Desde 1.º de dezembro, foram realizados 610 salvamentos e quase 44 mil orientações sobre locais impróprios para banho, advertências em relação ao perigo do mar, entre outras. Um total de 144 crianças, que usavam pulseira de identificação, foi encontrada pelos guarda-vidas.

* * * *

Siga as orientações antes de entrar no mar

- Evite entrar no mar após ter consumido alimentos pesados - Procure nadar longe de pedras, piêres e embarcações.

- Se entrar em uma correnteza, nade transversalmente a ela e peça socorro.

Publicidade

- Não deixe crianças sozinhas na água.

- Os banhistas que sabem nadar também devem estar atentos. Muitos se afogam por acreditarem que conhecem o local.

- Não nade em cavas, cachoeiras e rios.

* Fonte: Corpo de Bombeiros