Parte dos veranistas que descansam em Matinhos, no Litoral do Paraná, está acima do peso. Foi o que revelou a avaliação física feita com 333 turistas. O teste foi feito por professores de Educação Física do projeto Viva o Verão com + Energia, da Secretaria Estadual de Esportes.
O Índice de Massa Corporal (IMC) deve registrar até 25% de gordura para mulheres e 15% para homens. O coordenador da equipe de avaliação física, Walmor de Farias, explica que se uma pessoa pesa 60 quilos, por exemplo, será considerada saudável se tiver até 15 quilos de gordura no corpo (se for do sexo feminino) ou até 9 quilos de gordura (se for do sexo masculino).
Das 212 mulheres que fizeram a avaliação, 208 (98%) apresentaram nível de gordura acima de 25%. E dos 121 homens que se submeteram ao teste, 115 estavam "gordinhos" (95%). Os testes foram feitos entre 14 e 19 de janeiro, na arena do 0projeto Viva o Verão com + Energia. Em Matinhos, passaram pela avaliação turistas de várias regiões do estado, de São Paulo e Mato Grosso, e também paraguaios e argentinos.
Segundo Farias, os professores puderam perceber que o resultado é consequência da falta de atividade física e da alimentação inadequada. A recomendação dada aos turistas foi para que iniciassem uma atividade física leve e que, se possível, tivessem a orientação de profissional da área de educação física. "O veranista não pode fazer loucuras. Deve começar com exercícios leves, como caminhada e pedalada", explicou o coordenador da equipe de avaliação física. O ideal nessa fase é se exercitar três vezes por semana.
Com relação à alimentação, de modo geral, é preciso incluir frutas, verduras e legumes no cardápio e também evitar frituras, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. O veranista também tem de lembrar de se manter hidratado, bebendo água e sucos.
O excesso de gordura é prejudicial à saúde e pode ocasionar diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, entre outros.
Encerrado o período de avaliação em Matinhos, o projeto está sendo desenvolvido em Ipanema, balneário de Pontal do Paraná, na arena da Paraná Esporte. O teste teve início nesta quinta-feira (20) e poderá ser feito nessa praia até terça-feira (25). A próxima parada será em Shangri-lá, também em Pontal do Paraná, a partir de quarta-feira (26).
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano