O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão 2016/2017 foi divulgado na manhã desta sexta-feira (22) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Há um ponto impróprio para banho no Litoral paranaense, considerando rios e praias, em um total de 55 analisados: é a praia da Ponta da Pita, em Antonina.
Veja o mapa de balneabilidade do Paraná
Neste ano, o IAP mudou o formato de divulgação dos dados, incorporando pontos de rios, canais e galerias pluviais. Por isso, há o monitoramento de dez pontos que sempre estão impróprios para banho por terem alta concentração de coliformes fecais.Até o verão passado, esses pontos ficavam no rodapé do boletim sem serem incorporados à lista divulgada pelo instituto.
O monitoramento indica a quantidade de esgoto presente na água por meio do indicador Escherichia coli, que é uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e dos animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e maior a probabilidade da existência de organismos causadores de doenças.
Durante a estação, haverá a divulgação semanal dos boletins – sempre às sextas-feiras. Os documentos têm como referência os resultados das cinco semanas anteriores à divulgação e o desta sexta-feira é válido até o próximo dia 29.
Bandeiras de sinalização
Além de conferir a qualidade das águas do litoral paranaense pela internet, os banhistas podem se orientar pelas bandeiras instaladas nas orlas. A de cor vermelha indica que, nos 100 metros à esquerda e à direita da sinalização, a água é imprópria. Já se a bandeira estiver azul a diversão está liberada.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta