O Corpo de Bombeiros registrou neste fim de semana o milésimo salvamento no mar desde o início da Operação Verão, em 11 de dezembro passado. Em média, os guarda-vidas fizeram 20 resgates por dia.
Desde o início da temporada, oito pessoas morreram afogadas no Litoral do estado, a mesma quantidade registrada ao longo de todo o verão passado. "O que preocupa são os registros de morte em locais não protegidos ou sinalizados como perigosos para banho, que foi o que ocorreu em sete dessas mortes", salienta o capitão Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas dos Bombeiros. O último afogamento ocorreu em 22 de janeiro, em Guaratuba.
Na Operação Verão, foram registrados ainda 105 mil orientações e advertências a banhistas que frequentavam áreas sem cobertura de guarda-vidas ou não respeitavam instruções de segurança durante o banho de mar. O Corpo de Bombeiros registrou também 197 casos de crianças que haviam se perdido dos pais. No ano passado, neste mesmo período, esta contagem havia alcançado 319 casos.